! 2 - Biometria - 21/07/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
21/07/2005 - 18h05
2 - Biometria

Reportagem feita por sugestão de leitores; saiba mais

Digital não é único método de reconhecimento biométrico
A impressão digital é o meio mais utilizado para fazer reconhecimento biométrico. Mas não é o único. Leitura de íris, leitura de retina, reconhecimento de face, reconhecimento de voz, análise da geometria das mãos e dos dedos, análise da digitação e análise da dinâmica da assinatura dão exemplo da variedade de métodos biométricos em desenvolvimento.

"O alto custo impediu maior difusão dessas tecnologias até agora. Mas, principalmente no caso do reconhecimento de digitais, a relação custo-benefício já é boa" diz Douglas Vigliazzi, autor do livro "Biometria: medidas de segurança".

Ricardo Yagi, da empresa de consultoria ID-Tech, estima que os leitores de impressão digital representam cerca de 50% dos equipamentos biométricos instalados no mercado. "A tendência agora é diversificar. As outras tecnologias também estão barateando e devem se tornar mais comuns".

Saiba mais sobre algumas formas de reconhecimento biométrico:

  • Impressão digital:
    A base de funcionamento dos scanners de impressão digital é a mesma dos scanners comuns. O usuário coloca o dedo sobre o vidro, e o mecanismo o fotografa.

    O reconhecimento é feito com base nas pequenas linhas que há na pele. O software destaca alguns pontos de destaque dessas linhas (encontro de duas listras, bifurcações e "vales") e forma o desenho de um polígono.

    O sistema armazena, então, não a fotografia do dedo, mas só o polígono das minúcias, tática que economiza espaço nos discos e aumenta a agilidade das buscas.

    Apesar de ser preciso e rápido, há algumas limitações: o fato de o dedo estar constantemente exposto faz com que os traços das digitais possam ser alterados com o passar do tempo (devido a cicatrizes, por exemplo). Pessoas que trabalham em empresas metalúrgicas, que lidam com materiais corrosivos ou lixas, por exemplo, podem ter as impressões digitais gastas, o que dificulta a leitura.

    Além do scanner óptico, há também scanners capacitivos, que identificam o desenho da digital através de impulsos elétricos. A idéia de funcionamento é parecida.

    O grande destaque da biometria por impressão digital vai para o preço. Com cerca de R$ 2 mil é possível comprar um scanner de digitais e um software de biometria e instalá-lo para um sistema de médio porte -cerca de cem pessoas.

  • Íris:
    Explorado por Hollywood em filmes futuristas, o reconhecimento de íris não está tão longe da realidade. O Unibanco, por exemplo, já realiza testes de caixas eletrônicos equipados com leitores de íris.
    Bruno Aragaki/UOL
    Bruno Aragaki/UOL
    Leitor de íris


    "O grande apelo desse tipo de reconhecimento é a segurança. A probabilidade de haver duas íris iguais é de um em 10 elevado a 79", diz Yagi.

    A velocidade de processamento também chama atenção. Depois de efetuado o cadastro -a máquina dá as instruções: "aproxime-se. afaste-se."- basta olhar, ainda que de relance, para a câmera de alta resolução instalada no leitor, para que a máquina automaticamente o reconheça. Óculos de grau e óculos escuros não são impecilhos para a máquina. Ela o reconhece ainda que você os use.

    O maior problema ainda é o custo. Uma unidade de leitura de íris instalada custa, em média, US$ 3 mil. Há ainda o fato de que algumas pessoas têm medo de olhar para a máquina, o que é desnecessário. Nenhum flash ou laser é emitido, como mostram os filmes, e não há risco de ter os olhos machucados.

  • Rosto:
    Outro recurso tecnológico surpreendente, mas nem por isso longe da realidade. Aeroportos no exterior, como o de Londres, utilizam a tecnologia de reconhecimento de rosto para identificar terroristas e suspeitos. O sistema é discreto. Não são necessários leitores especiais, nem câmeras sofisticadas. uma webcam dá conta do recado. O megaprocessamento fica por conta do software, que analisa características chave do rosto (distância entre nariz e boca e linha dos olhos, por exemplo) e compara com a base de dados.

    As vantagens para os sistemas de segurança são muitas. Não é preciso 'cadastrar-se', como é feito para as digitais ou para a íris. Você pode estar sendo verificado mesmo sem perceber, por câmeras escondidas. A comparação é feita com fotos 3x4, imagens obtidas na internet ou mesmo retratos falados.

    No laboratório da empresa ID-Tech, o sistema foi capaz de reconhecer Daniel Carlos Landi, enquanto ele dava entrevista para a reportagem. O sistema comparou o rosto do sócio da empresa de biometria com imagens armazenadas no banco de dados de 3 mil figuras (veja foto), e deu, como resposta, inclusive uma foto em que Landi estava com barba. Sósias e gêmeos podem confundir o sistema.

  • Voz, assinatura e digitação:
    São métodos menos utilizados, mas que também vêm sendo pesquisados. O reconhecimento do timbre de voz é pesquisado como ferramenta de autenticação em aplicações como phone-banking. Além da senha, o sistema reconheceria a voz do usuário.

    Entre os desafios para a consolidação desse método estão a identificação de voz do usuário que enfrenta uma crise de rouquidão e reconhecer a voz mesmo em ambientes barulhentos -no caso de a ligação ser feita de um telefone público, por exemplo.

    Os reconhecimentos de digitação e assinatura analisam comportamentos do usuário. No caso da assinatura, além do desenho, é analisada a pressão que o usuário faz sobre o papel e os movimentos. A digitação segue lógica parecida.

    (Bruno Aragaki)

  • ÚLTIMAS REPORTAGENS
    27/02/2008
    Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
    20/02/2008
    Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
    18/02/2008
    Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
    16/02/2008
    Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
    23/01/2008
    Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
    21/01/2008
    Transforme o seu PC em um home theater
    17/01/2008
    Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
    16/01/2008
    Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
    15/01/2008
    Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
    10/01/2008
    Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES