! 2- Ibope: como é medida a audiência na Internet - 13/09/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
13/09/2005 - 21h50
2- Ibope: como é medida a audiência na Internet

Marcilio Kimura
Da Redação

Reportagem feita por sugestão de leitores; saiba mais

A audiência da Internet é medida pelo Ibope, em parceria com a empresa norte-americana NetRatings, de maneira semelhante à da TV. Porém, em vez de um aparelho acoplado ao televisor, é um software instalado no computador que registra o hábito do usuário.

Programado em linguagem Java, o Insight coleta e envia em tempo real cada passo da navegação à sede da NetRatings, na Califórnia, EUA. Os dados do Brasil são atualizados mensalmente e estão disponíveis pelo site da empresa apenas para clientes.

Atualmente, cerca de 5.500 pessoas participam da amostra. Elas são escolhidas aleatoriamente, e a representatividade de cada Estado brasileiro segue a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em troco da participação, elas ganham pontos, que são convertidos em brindes.

"As pessoas que concordam em participar recebem um kit de instalação ou fazem o download pela Internet", diz Alexandre Magalhães, coordenador de análise do Ibope/NetRatings. "Quando o usuário se conecta à internet, abre-se uma janela do programa para que ele se identifique."

De acordo com Magalhães, como o software apenas registra URLs (endereços da Web), e não grava informações digitadas em sites (como cartão de crédito e outras informações particulares), e envia os dados criptografados, a empresa nunca recebeu reclamações de invasão de computador ou roubo de informações.

O Insight é instalado somente em computadores domiciliares. "A pesquisa em empresas é muito mais cara, porque temos que evitar várias práticas que levam à distorção. Uma empresa pode exigir que os funcionários acessem com muita freqüência o site próprio, por exemplo. Sempre tentamos, mas nunca conseguimos viabilizar essa pesquisa", afirma Magalhães.

O acesso por meio cibercafés e outros centros públicos já soma mais de 19 milhões de brasileiros e supera o acesso em residências (18 milhões) e no trabalho (13 milhões) -dados levantados por pesquisa com telefone, que o Ibope/NetRatings não comercializa, apenas utiliza para equalizar sua metodologia interna.

Diferentemente da TV, o NetRatings não utiliza pontos de audiência, mas o número total de visitantes que acessaram um site ou usaram um aplicativo pelo menos uma vez em um período específico, chamado de "audiência única". Se um usuário visita o mesmo site ou o mesmo aplicativo mais de uma vez, ele é contado apenas uma.

Também é utilizado o "alcance dos usuários ativos" - a porcentagem do total da população da Web em um determinado período que acessou um site ou usou um aplicativo uma ou mais vezes.




ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES