! Saiba como instalar o Writer - 05/11/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
05/11/2005 - 01h32
Saiba como instalar o Writer

Bruno Aragaki
especial para o UOL Tecnologia

O pacote completo do OpenOffice pesa 77,4 Mbytes (como comparativo, a versão Standard do Office tem 216 Mbytes), mas os arquivos estão compactados. Ao fazer o download, eles ocuparão um espaço de 200 Mbytes no disco.

Se você tem conexão discada, prepare-se para gastar mais de duas horas. Com banda larga, o tempo pode cair para cinco a dez minutos.

Clique aqui para ir à página de download do site brasileiro do OpenOffice. Na tabela de "sites espelhos", escolha qualquer um dos quatro da lista. Na versão 2.0, clique no ícone do sistema operacional que usa.

Terminado o download, clique em "Open". Aparecerá a janela para a instalação do pacote. Clique em "Avançar", depois "Descompactar", depois "Avançar", depois aceite os termos do contrato de licença e clique em "Avançar", depois digite o nome do usuário, opte pelo uso por qualquer pessoa que acessar o computador e clique "Avançar".

Reprodução
Reprodução
Na tela seguinte, "Tipo de instalação", opte por "Concluir" caso queira o pacote inteiro. Se pretende baixar apenas um ou outro aplicativo (Writer, Calc, Draw, Impress, Database, Math), clique em "Personalizada" e "Avançar". Neste caso, no ícone de cada aplicativo que não lhe interessa, selecione "Esse recurso não estará disponível" (Veja tela ao lado). Depois "Avançar", "Instalar" e "Concluir".

O próximo passo é disponibilizar o corretor ortográfico para português do Brasil. No menu, clique em Arquivo > Assistentes > Instalar novos dicionários. Selecione "Português" para ter as instruções de instalação nesse idioma. Clique então em "Iniciar o DicOOo".

Clique em "Próximo". Depois em "Obter lista". Selecione "Portuguese (Brazil)". Faça o mesmo na tela seguinte, que oferecerá o dicionário de hifenização automática. O dicionário de sinônimos ainda não está disponível. Clique em "Terminar".

O peso do download dos dois dicionários em português brasileiro é de 0,9 Mbytes. Para instalar os dicionários, é necessário fechar o Writer e o Iniciador Rápido, que aparece ao lado do relógio do Windows (canto direito, inferior).

Primeiros passos

Para quem está acostumado com o Word, não será difícil localizar-se no Writer. A interface é bastante parecida, e o modo de operar também. Como no Word, há assistentes para modelos pré-definidos de documentos. Eles estão em Arquivos > Assistentes. É possível fazer cartas, página de fax e agenda.

Reprodução
Reprodução
O processo para criar tabelas também é semelhante ao do Word (veja figura ao lado). Clique e segure o mouse para determinar o número de linha e o de colunas. É possível também inserir, pelo teclado, o número de células da tabela. Para isso, dê um clique simples no ícone "Tabela".



Reprodução
Reprodução
Um recurso interessante é o "Navegador". É como um índice de tudo que há no seu documento. Ao clicar em seu ícone, abrirá uma caixa de diálogo com os itens que você pode ter inserido no arquivo (tabelas, títulos, links). Ao clicar em "Tabela", por exemplo, ele lista todas as tabelas do arquivo (Tabela1, Tabela2 e assim por diante). Se você tiver um texto de 20 páginas, por exemplo, com tabelas, figuras e objetos e quiser consultar a terceira tabela do documento, basta selecionar "tabela 3", para ir diretamente ao objeto. É mais prático que visualizar página a página.

Para configurar bordas e sombreamentos do texto, clique em Formatar > Parágrafo. Selecione, então, a aba "Plano de Fundo". O procedimento é o mesmo do Word.

As configurações de página (tamanho e margens) não estão no menu Arquivo, como no Word, mas em Formatar > Página. As opções de Cabeçalho e Rodapé estão em Inserir. Ao clicar, selecione Padrão e insira o texto que desejar.



ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES