! Experimente outros programas para ouvir podcasts - 11/11/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
11/11/2005 - 18h58
Experimente outros programas para ouvir podcasts

Paulo Rebêlo
especial para o UOL Tecnologia

Se você acha o iTunes muito pesado ou complicado, saiba que já existem diversos outros programas que fazem a mesma coisa e, em algumas situações, com recursos mais amigáveis e interessantes. Os dois mais populares entre usuários é o iPodder e o Ziepod, ambos gratuitos.

Baixe o iPodder em ipodder.sourceforge.net/download na versão Windows, Linux ou MacOS. Ele é bem menor do que o iTunes, com apenas 6 Mb, mas serve apenas para "puxar" os podcasts, você ainda vai precisar do iTunes para escutar. A vantagem do iPodder é por ser um ótimo organizador, para quem tem várias listas de podcasts.
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução






Ao abrir o iPodder, sua lista terá apenas duas entradas. Clique no botão de "+" (add new feed) para começar a cadastrar seus podcasts.





Reprodução
Reprodução

Vamos tomar como modelo o podcast do Amaury Jr., que conseguiu a primeira entrevista do Maluf depois que saiu da prisão. Pelo site do apresentador, você verá o botão de RSS.

Basta clicar com o botão direito do mouse, escolher "Copiar atalho" e colar no iPodder. Só isso. Agora, a assinatura já está na base de dados do programa e só falta baixar o arquivo para escutar.


Reprodução
Reprodução

Escolha o link do podcast desejado e aparte no botão de "catch up", para que o iPodder busque as últimas atualizações da sua lista de podcast. Terminado o download, é só clicar novamente e escolher para tocar. Você ainda pode selecionar todos os programas anteriores para escutar.
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução




Não esqueça de, depois, passar no Podcast Directory do programa, que é um rápido organizador de podcasts, já com os principais buscadores, como o PodNova.



Reprodução
Reprodução



O ZiePOD é ainda mais leve do que o iPodder, tem apenas 2 Mb. Você pode baixar em www.ziepod.com. Feita a instalação, na primeira vez que for rodar o programa você pode procurar por podcasts disponíveis no Feedzie, que é integrado ao ZiePOD.

De fácil uso, é só clicar no botão de "+ ADD" para colar o link dos endereços RSS com podcasts. O ZiePOD vai sincronizar o áudio e você já pode escutar.

Reprodução
Reprodução

Há uma infinidade de programas diferentes, vale a pena sair experimentando para ver o que melhor lhe agrada. Basicamente, o funcionamento é semelhante em todos: achar um podcast, sincronizar e escutar. Como o podcast nada mais é do que um link do tipo RSS, muito comum para ler notícias, há os chamados agregadores de RSS que servem para ler e ouvir, como é o caso do popular FeedDemon.

Outros aplicativos que merecem atenção:
  • aPodder;
  • Doppler;
  • iPodder X;
  • PodSpider;
  • para ver outros, procure em Podcastingnews.

    Em português

    Como sempre, o Brasil é um dos países com mais assíduos em traquinas tecnológicas. Com o podcast, não poderia ser diferente. Várias pessoas já estão gravando - em casa mesmo! - muita coisa bacana para você assinar e ouvir. É como uma grande comunidade online de rádio sob encomenda.

    Os sites de busca sempre são referências para procurar qualquer coisa, mas saiba que também existe sites específicos para buscas de podcasts. Em geral, são diretórios agrupados por temas. Alguns dos sites são:

  • www.ipodder.org/directory/4/podcasts
  • www.podcast411.com/page2.html
  • www.feedzie.com
  • www.podcastalley.com/
  • www.podcast.net/
  • www.podcastpickle.com/
  • www.podnova.com/
  • www.podcastdirectory.com/

    A maioria dos podcasts em português surgem de iniciativas pessoais, então é mais fácil você procurar em sites de busca ou pedir links para amigos que já estejam antenados. No site PodcastingBrasil, por exemplo, há vários exemplos de programas.
    Reprodução
    Reprodução



  • ÚLTIMAS REPORTAGENS
    27/02/2008
    Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
    20/02/2008
    Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
    18/02/2008
    Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
    16/02/2008
    Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
    23/01/2008
    Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
    21/01/2008
    Transforme o seu PC em um home theater
    17/01/2008
    Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
    16/01/2008
    Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
    15/01/2008
    Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
    10/01/2008
    Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES