! Faça seu próprio podcast para todo mundo ouvir - 11/11/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
11/11/2005 - 18h57
Faça seu próprio podcast para todo mundo ouvir

Paulo Rebêlo
especial para o UOL Tecnologia

Então você gostou da brincadeira e agora quer virar apresentador de rádio online e ter o seu próprio show? É mais fácil do que parece. No entanto você precisa ter um espaço disponível em um servidor na Web para mandar seus arquivos de áudio. Pode ser o espaço do seu site pessoal ou procurar empresas especializadas em blog e podcasts, por exemplo.

Lembre-se que arquivos de áudio são relativamente grandes, quando comparados a textos e imagens. Primeiro, vamos lembrar que estamos lidando com arquivos digitais, então seu "programa" precisa estar convertido para MP3, WMA, WAV ou algum outro formato. A melhor opção é o MP3, por ser o mais fácil e popular (praticamente todo mundo vai conseguir ouvir em qualquer computador). O WAV também seria uma alternativa, se não fosse o tamanho: ocupa mais de dez vezes o tamanho do MP3.

Você pode criar um podcast para que as pessoas escutem as suas músicas preferidas, fazer coletâneas de canções, divulgar sua banda, comentar as notícias do dia, opinar sobre os acontecimentos mundiais ou quem sabe, inventar um show e entrevistar pessoas. Se você quiser apenas ter uma mini-rádio online, as MP3s do seu computador já fazem o trabalho. Por outro lado, para criar um programa de entrevistas ou comentários, você vai precisar gravar a sua voz.

Reprodução
Reprodução
Para quem usa um programa de voz sobre o IP, é mais fácil. Você precisa ter o microfone para falar, certo? Só que agora vai gravar. Você pode usar o próprio gravador do Windows (na pasta Acessórios do Menu Iniciar) e pronto. Não é preciso nenhum hardware adicional e nem precisa ter um computador potente.

Reprodução
Reprodução




Ou pode usar qualquer outro programa que lhe seja conveniente. Muita gente usa um gravador digital (aqueles que também tocam MP3) ou um Palmtop/iPaq. A melhor e mais fácil opção é o programa Audacity, gratuito, que pode ser encontrado em audacity.sourceforge.net/.



Reprodução
Reprodução

O Audacity é um editor de áudio, ou seja, parte da premissa de que você já gravou seu arquivo. O bom é que os menus podem ficar em português, mas não repare muito em eventuais defeitos de tradução. No exemplo abaixo, abrimos o arquivo "trote-login.mp3" para editar. Você agora pode mudar um pouco a qualidade do áudio. Quanto mais qualidade, maior será o tamanho final do arquivo e, consequentemente, mais tempo levará para os ouvintes conseguirem ouvir.

Reprodução
Reprodução
O Audacity é tão bom que você pode fazer gravações por ele! No exemplo abaixo, é preciso definir a entrada de som, ou seja, de onde você irá gravar: microfone, placa de som etc. Clicamos na opção mais simples, a "What U Hear", que significa que o Audacity pode gravar qualquer áudio que sair das suas caixinhas de som. Se você colocar uma música para tocar em MP3, ele grava. Se você entrar em um jogo, em um site com animação e som, ele também grava. É só clicar no botão REC (Gravar).

Com o tempo, você vai aprender muita coisa bacana com o Audacity e se transformar num verdadeiro operador de som. Por exemplo, com o mouse, você pode selecionar um trecho da música/comentário e escolher uma série de efeitos disponíveis.
Reprodução
Reprodução

Reprodução
Reprodução


No exemplo ao lado, selecionamos os primeiro cinco minutos do nosso arquivo de áudio.

Reprodução
Reprodução

Agora, pelo menu de Efeitos, vamos à opção de "velocidade" para reduzi-la! É um dos efeitos mais bacanas. Reduza em 10%, clique em OK e veja a diferença.

Experimente reduzir a velocidade de uma música heavy metal. Você vai estar brincando de DJ. Você ainda pode mexer com o aumento de graves, fade in/out, equalização, normalização, delay e vários outros efeitos.

Atenção
Você pode trabalhar no formato WAV, mas você vai precisar do codificador LAME para transformar os arquivos em MP3. Faça o download da versão mais nova (confira pelos números) em
www-users.york.ac.uk/~raa110/audacity/lame.html. Depois, descompacte o arquivo ZIP para qualquer pasta do seu computador.

Dicas
A depender do objetivo do seu podcast, a qualidade do arquivo final do MP3 pode influenciar bastante o resultado. Na hora de gravar, escolha de 48 a 56k Mono para comentários seus, como se fosse um talk radio. Para música, caso o seu podcast vá ser uma estação pessoal de rádio, opte por 64k em diante. Com 128k, você terá qualidade similar a CD, mas só quem tem conexão banda larga vai conseguir escutar bem!

Outros programas
O Audacity é imbatível. Com apenas 2.4 Mb e de graça, você grava e edita praticamente qualquer coisa necessária para um podcast, digno de um programa de rádio online. A maioria das opções é paga, mas se você quiser tentar, algumas são bem conhecidas até mesmo por profissionais de som:

  • CakeWalk - uma série de ferramentas pagas específicas sobre áudio

  • GoldWave Digital Audio Editor - ferramenta similar ao Audacity, porém mais colorida e com recursos extras para profissionais. Também é mais flexível com arquivos gigantescos de áudio e qualidade extrema

  • Adobe Audition - com a grife da Adobe, é o mais caro de todos e a opção preferencial para quem pode pagar US$ 300. Tem todos os recursos, mais opção de gravação de CD embutida e outras firulas, além da interface padrão da Adobe -

  • Sound Forge - um dos mais populares de antigamente, lembra um pouco o GoldWave. Hoje em dia, só é encontrado em bibliotecas de downloads na Internet, como o Hitsquad Musician Network


  • ÚLTIMAS REPORTAGENS
    27/02/2008
    Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
    20/02/2008
    Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
    18/02/2008
    Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
    16/02/2008
    Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
    23/01/2008
    Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
    21/01/2008
    Transforme o seu PC em um home theater
    17/01/2008
    Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
    16/01/2008
    Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
    15/01/2008
    Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
    10/01/2008
    Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES