! Último passo: publique e divulgue seu podcast - 11/11/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
11/11/2005 - 18h56
Último passo: publique e divulgue seu podcast

Paulo Rebêlo
especial para o UOL Tecnologia

Com o arquivo MP3 ou WAV gravado, basta mandar para o seu servidor e partir para o último passo: criar o link RSS para que outras pessoas possam sincronizar o podcast. Quem gosta de blog já deve estar familiar com o conceito de RSS. Serve qualquer programa editor de blog que consiga criar vínculo RSS.

Por isso, a melhor opção é ter uma conta de blog para que o sistema faça o serviço automático para você. Os mais comuns, Wordpress, Typepad e MovableType, já fazem isso. O Blogger ainda não. Se você já usa eles, é só criar uma nova entrada no blog (como se fosse um post), vincular ("linkar") para o arquivo de som que você mandou para o servidor e pronto.

Se você não sabe como criar o vínculo RSS manualmente, não tem problema. A melhor opção é entrar no FeedBurner e digitar o endereço do seu site na caixa de endereço.

O FeedBurner irá procurar, automaticamente, por vínculos do tipo "Atom" (similar ao RSS) e do tipo RSS 2.0. Veja no exemplo, que ele encontrou suporte para duas versões de RSS e para o Atom.
Reprodução
Reprodução


Clique em "Next" e escolha como vai se chamar o endereço do seu vínculo (feed). No exemplo, escolhemos "rebelo" como nome, então o endereço final (URL) do seu podcast será http://feeds.feedburner.com/rebelo
Reprodução
Reprodução


É preciso ter uma conta no FeedDemon, mas é gratuito e o processo é rápido, pode ser feito na hora. Caso o nome que você tenha escolhido (no nosso caso, "rebelo") esteja disponível, lá está o link do seu podcast pronto. Envie o arquivo para o servidor e pronto, é só começar a divulgar o link para seus amigos.

Para verificar se tudo está funcionando bem, vá ao Feed Validator e cole o link do seu vínculo RSS para testar.
Reprodução
Reprodução


Ficou difícil?
Marinheiros de primeira viagem podem ter uma dificuldade inicial na hora de fazer o próprio podcast, caindo por terra o velho ditado de "falar é fácil...". Se você não tem blog, não tem espaço suficiente em servidor ou, simplesmente, não quer ter dor de cabeça com nada disso, uma opção é pagar a mensalidade para serviços específicos de podcast.

No exterior, está virando uma febre. Aqui no Brasil, várias empresas estão descobrindo o nicho de mercado e, aos poucos, lançam planos de assinatura específicos para podcast. É o caso da NetPoint e da Brasil Podcast. Consulte também o suporte técnico do seu provedor.

Divulgue seu podcast
Você não vai querer enviar um e-mail para toda sua lista de contatos e avisar do seu podcat, certo? E sim divulgar para o mundo inteiro. Aproveite a onda e use os serviços de divulgação para podcasts. O melhor de todos o PodCastingNews. Desça um pouco a tela do site e clique na opção "Add Your Podcast", logo abaixo da tarja laranja de "Resources".

Você tem duas opções: se registra no sistema e divulga sozinho (mais rápido) ou envia um e-mail para os administradores, clicando na opção "submit the Podcast info". Se optar por esta alternativa, mande no formulário que irá aparecer na tela:

- o nome do seu podcast;
- uma descrição dele;
- o endereço do feed RSS ou Atom;
- a categoria de podcast desejada;

Também com uma grande biblioteca de podcasts, o Podcast Alley tem um sistema parecido. Clique em "Add your podcast" e siga as instruções.

Em português, os melhores lugares para divulgar seu podcast são aqueles nos quais você também encontra, além de dicas e suporte, várias outras pessoas querendo divulgar seus programas e suas opiniões.

  • www.brasilpodcast.com.br
  • www.eupodo.com.br
  • www.podbrasil.com.br
  • www.podcastbrasil.com/forum/


  • ÚLTIMAS REPORTAGENS
    27/02/2008
    Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
    20/02/2008
    Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
    18/02/2008
    Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
    16/02/2008
    Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
    23/01/2008
    Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
    21/01/2008
    Transforme o seu PC em um home theater
    17/01/2008
    Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
    16/01/2008
    Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
    15/01/2008
    Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
    10/01/2008
    Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES