! Saiba os prós e contras do Calc em relação ao Excel - 23/12/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
23/12/2005 - 19h02
Saiba os prós e contras do Calc em relação ao Excel

Bruno Aragaki
especial para o UOL Tecnologia

Prós

As vantagens do Calc em relação ao Excel são parecidas com as encontradas no Writer sobre o Word. É que parte delas reside no fato de o programa ser um software livre, isto é, desenvolvido por um grupo de pessoas e disponível para distribuição e aprimoramento do código de programação.

1) Gratuidade - o pacote OpenOffice.org pode ser distribuído e copiado gratuitamente. Para quem não quer desembolsar mais de R$ 350 pelo pacote da Microsoft, nem usar cópias piratas, pode ser um bom negócio.

2) Compatibilidade - a versão 2.0.1 do Calc apresentou várias melhorias de compatibilidade em relação à anterior. Assim como o Excel, o programa tem agora 65.536 colunas (na versão 1.0, eram 32.000), o que elimina problemas em trabalhos grandes.

3) PDF - se você apenas deseja enviar o resultado final de sua planilha eletrônica (como os gráficos que fez, ou as tabelas que construiu), salvar no formato PDF pode ser uma boa opção. A pessoa que receber o arquivo não poderá alterar os valores da planilha, mas poderá imprimi-la. O Calc salva diretamente nesse formato, bastante utilizado para a visualização de documentos.

4) Funções já conhecidas - maior, média, soma e mais de outras 300 funções presentes no Excel estão no Calc, com a mesma sintaxe (estrutura) e inclusive o mesmo nome. Isso facilita bastante o trabalho na hora de migrar de um software para o outro.

5) Listas Dropdown - Esse é um recurso simples e relativamente comum: em algumas células, você determina que, em vez de digitar o dado, o usuário deverá selecionar uma opção dentre uma lista. A partir da versão 2.0, o OpenOffice também incorpora essa funcionalidade. Faça o teste: digite, numa planilha nova, na célula A1, "Segunda-feira". Na célula A2, digite "Terça-feira". Clique no quadradinho preto, no canto inferior da célula, e arraste até a célula A7. Automaticamente você terá todos os dias da semana digitados. Agora, em outra célula qualquer, digite "Dia da semana". Na célula ao lado, você incluirá uma lista para que seja selecionado o dia da semana - para ser utilizada em um formulário, por exemplo. Vá em Dados > validade e escolha, na aba "Critérios", a opção Intervalo de Células. Clique em "Intervalo de células" e, então, digite A1:A7 (que é onde você digitou os dias da semana). Dê OK. Pronto, ao clicar na célula ao lado de "Dia da semana", será aberta uma lista de seleção.

Contras

1) Mais pesado - O Calc apresenta uma pequena, mas perceptível, diferença no tempo para abrir planilhas e ser carregado. Enquanto o Excel usa cerca de 24 MBytes de memória para rodar, o Calc utiliza cerca de 30 MBytes.

2) Problemas com macros - muitas planilhas em Excel utilizam alguns recursos como macros programadas em VBA, que não funcionam no Calc. Pode ser um problema para quem, por exemplo, tem um arquivo feito em Excel no computador da empresa e tenta abri-lo em casa, no Calc. Além das macros, alguns gráficos mais complexos feitos em Excel também não rodam no Calc.

Reprodução
Reprodução
3) Caixa de diálogo - apagar dados de uma célula em uma planilha eletrônica costuma ser uma tarefa simples: basta apertar o botão Delete. A cada vez que você aperta o botão sobre uma célula no Calc, no entanto, é apresentada uma caixa de diálogo que pergunta o que você realmente quer apagar. O que pretende ser uma funcionalidade (por permitir que você apague apenas o formato ou apenas a fórmula, por exemplo) acaba sendo um incômodo para os novos usuários, já que, na maioria das vezes, você quer mesmo é deletar o conteúdo da célula. O botão backspace (a setinha apontando para a esquerda), no entanto, pode ser utilizada para apagar os dados comumente.

ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES