! Saiba como instalar o Impress - 16/01/2006 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
16/01/2006 - 23h01
Saiba como instalar o Impress

Bruno Aragaki
Especial para o UOL Tecnologia

Como constatado nas reportagens anteriores, a instalação dos programas do OpenOffice é simples. É só seguir as instruções dadas pelo programa. O processo é similar para todos os software do pacote - você pode selecionar quais os programas quer instalar, mas deve baixar o arquivo completo de instalação.

Comece pelos 74,9 MBytes de download. Você pode fazê-lo pelo UOL Mirrors. Selecione o arquivo "OOo_2.0.0_Win32Intel_install.exe", para sistemas operacionais Windows (o quarto da lista, de baixo para cima). O download levará mais de duas horas, caso tenha conexão discada, ou 40 minutos caso tenha banda larga com velocidade de 256 Kbps.

Clique no arquivo baixado para abrir o descompactador do programa de instalação. Clique em "Descompactar" para prosseguir. Esse processo poderá demorar um pouco, dependendo da configuração de seu micro. Agora, o processo de instalação propriamente dito terá início. É recomendável não ter outros programas abertos ao mesmo tempo em que a instalação é feita. Dê "Avançar".

Em inglês, será apresentado o contrato de licença. Para continuar, você deve aceitá-lo e clicar em "Avançar". Digite, então, os dados pedidos (nome e organização). Nesse ponto, você poderá também escolher se todos os usuários da máquina ou apenas aquele logon terá acesso ao OpenOffice. Isto é, você poderá restringir o uso do OpenOffice a determinados login e senha. Caso queira fazê-lo, clique em "Somente para mim". Mais uma vez, clique "Avançar".

Reprodução
Reprodução


A seguir, você terá a opção de instalar todo o pacote do OpenOffice (que inclui também o processador de textos Writer, a planilha eletrônica Calc, o editor de desenhos Draw, o editor de equações Math e o programa de base dados Base, além do Impress). Para tanto, basta selecionar Concluir, como na tela reproduzida abaixo. Já, se você quiser instalar apenas o Impress, deverá selecionar "Personalizada" e seguir as instruções listadas a seguir.

Reprodução
Reprodução


A Instalação Personalizada tem a seguinte lógica: para selecionar apenas um certo programa, você deve cancelar a instalação dos outros. Isso pode ser feito clicando na caixinha cinza ao lado do "Módulos do programa OpenOffice.org". Selecione, então, "Esse recurso não estará disponível", o que fará com que nada seja instalado, ao menos que você selecione.

Para instalar apenas o Impress, clique no ícone correspondente a ele e selecione "Esse recurso será instalado no disco rígido local", como na figura abaixo. Prossiga com "Avançar".

Reprodução
Reprodução


Reprodução
Reprodução
Na próxima tela, você deverá escolher se o Impress será o programa padrão para abrir os arquivos .ppt - o formato padrão do PowerPoint. Caso você selecione essa opção, o Impress, e não o PowerPoint, rodará quando você clicar nos arquivos baixados nesse formato. Isso, no entanto, não mudará a instalação do programa da Microsoft, que poderá continuar sendo utilizado. Mas, se quiser manter o PowerPoint como padrão para os arquivos .ppt, é só clicar em "Avançar" sem selecionar a caixinha "Apresentações do Microsoft PowerPoint".

Para começar a instalação, dê "Instalar". Aguarde alguns minutos, dê "Concluir" e, pronto, você já pode explorar o Impress!


MAIS UM SOFTWARE DO PACOTE:
ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES