!
|
16/01/2006 - 22h59 Aprenda a criar um show de slides no Impress Bruno Aragaki
Primeiro, você pode escolher entre utilizar modelos pré-definidos (há apenas dois) ou iniciar uma apresentação em branco. Selecione a opção desejada e clique em "Próximo". Na seqüência, são apresentadas duas opções de plano de fundo (a cor da tela) e escolhas para a mídia de saída. Isso quer dizer que você deverá informar se a sua apresentação será exibida na própria tela do micro, em transparência (para retroprojetores), como slide fotográfico ou impressa em papel comum.
Clique em "Criar" e edite seus slides.
À esquerda, o Impress traz uma lista com todos os slides do seu documento. É útil para você navegar entre as telas. À direita, há uma barra com funções para acesso rápido. Se estiver sem idéia de como montar seu slide, utilize um dos layouts pré-definidos. Eles também o ajudam a economizar tempo, já que você não precisa pensar em diagramação - basta clicar e inserir os textos ou as figuras.
Um recurso bastante útil na criação de apresentações são os slides mestres. Você pode utilizá-lo para criar uma "identidade visual" aos slides sem ter que, por exemplo, colar o logotipo da empresa a cada novo slide que criar. Vamos supor que desejemos criar slides que contenham, em todas as telas, o título "Testando o Impress", o mesmo plano de fundo e o logotipo do UOL Tecnologia no rodapé. Usaremos o recurso "slide mestre", acessível através do menu Exibir > Principal > Slide mestre.
O logotipo do UOL Tecnologia vai embaixo, como um rodapé. Para inserir figuras, clicamos em Inserir > Figuras > Do arquivo. Você pode redimensionar a figura e posicioná-la onde desejar. Agora, clique em Exibir > Normal. Você estará de volta à área de edição de slides, com os elementos definidos no slide mestre "protegidos". Para editá-los, basta voltar à área de slides mestres (Exibir > Principal > slide mestre). Repare que, sempre que criar um slide novo, o título, o plano de fundo e a figura determinados no slide mestre já estarão incluídos.
Selecione o estilo de texto que deseja e aperte Enter. Para editá-lo, dê um duplo clique e digite o texto desejado. Clique em qualquer área da tela fora do texto e espere um pouco. O seu texto aparecerá no formato escolhido. Para finalizar, vamos escolher um efeito de animação e incluir uma musiquinha: para o efeito, selecione o texto e vá até o item "Animação personalizada", à direita, na coluna de Tarefas. Clique em Modificar. Assim como no PowerPoint, é possível visualizar os efeitos de animação. Escolha o que mais lhe agrada.
Essa opção permite determinar uma ação que ocorrerá quando você clicar sobre o objeto. Vamos escolher "Reproduzir som". Você poderá escolher formatos como .wav e .midi. A cada vez que o título for clicado, será reproduzido o arquivo de som escolhido! É possível também incluir arquivos mp3. A opção está disponível pelo menu Inserir > Filme e som. Para ver como ficou sua apresentação, aperte o botão F5.
| ||||||||||||||||||||