! PowerPoint ou Impress? Veja prós e contras desse software livre - 16/01/2006 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
16/01/2006 - 22h58
PowerPoint ou Impress? Veja prós e contras desse software livre

Bruno Aragaki
Especial do UOL Tecnologia

Prós

1) É gratuito - mais uma vez, a primeira vantagem é mesmo o quesito financeiro. A última versão do PowerPoint, da Microsoft, custa, em média, R$ 700 (mas há também versões completas do Office por a partir de R$ 600, para estudantes). Já o Impress é uma alternativa econômica e, diferentemente das cópias piratas, é legalizada. O fato de ser um software livre permite que sejam feitas cópias do programa sem infringir a lei. É possível também encontrar fóruns e contar com o apoio da comunidade de software livre, que é bastante ativa, para tirar dúvidas sobre o uso do programa.

2) Cria apresentações em Flash - o Impress permite exportar os slides criados para o formato .swf, da Macromedia Flash. Basta clicar em Arquivo > Exportar. Selecione, então, o foramto swf. Com isso, é possível enviar os seus slides mesmo àquelas pessoas que não tenham instalado nem Impress, nem o PowerPoint, já que é comum ter o plugin do flash instalado no próprio navegador de Internet.

3) É compatível com o PowerPoint - além do formato próprio, .odp, o Impress também lê e salva arquivos no formato .ppt. O PowerPoint, por sua vez, não abre arquivos gerados no formato do OpenOffice.

Reprodução
Reprodução
4) Permite tratar imagens - o Impress oferece recursos interessantes para lidar com as imagens dentro do slide. Depois de importá-las (o que pode ser feito pelo menu Inserir > Figura), é possível até aplicar alguns filtros na fotografia inserida. Clique sobre a figura e note a barra com opções de imagem que aparece no alto da tela. Lá, há opções de canais de cor, alguns filtros - simples, mas eficientes - e opções de posicionamento da figura.

Contras

1) É mais lento - a diferença é perceptível. O Impress demora mais para carregar e para responder a comandos simples - como incluir um plano de fundo - do que o PowerPoint.

2) Traz menos modelos prontos - eles são úteis para quem tem pouca prática com a criação de slides. No PowerPoint, são abundantes. Essa deficiência, no entanto, pode ser remediada: além de poder continuar utilizando os modelos da Microsoft, é possível baixar modelos de apresentação do site "Extras" do OpenOffice. Lá, há dezenas de modelos de apresentações criados por usuários. Depois de baixar os modelos que lhe interessar, vá, no Impress, em Arquivos > Modelos > Organizar. Clique em Apresentações, à esquerda, e clique no botão Comandos. Selecione a opção Importar Modelos e selecione os arquivos baixados.

Reprodução
Reprodução


3) Não permite gravar narração - esse recurso interessante, que permite, com um microfone, gravar comentários ou locuções para serem reproduzidos sincronizados com a apresentação de slides, não está presente no Impress, embora esteja no PowerPoint. Para compensar essa deficiência do Impress, você pode gravar um arquivo no formato .wav, com a sua voz, e inseri-lo através do menu Inserir > som.


MAIS UM SOFTWARE DO PACOTE:
ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES