! Entenda como funciona a IPTV - 21/09/2007 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
21/09/2007 - 07h03
Entenda como funciona a IPTV

Paulo Rebêlo*
Para o UOL Tecnologia

Na prática, o funcionamento da IPTV é bem similar às atuais TVs por assinatura, que usam transmissões via cabo ou satélite, além de um aparelho decodificador (o "set-top box") da empresa que oferece o serviço. Com o IPTV, a diferença é a transmissão usando a infra-estrutura de banda larga disponível na sua cidade e bairro.

"A IPTV é também uma televisão digital, só que ao invés de os sinais se propagarem pela atmosfera, via satélite, por exemplo, ela vai via rede de dados", explica o professor Gil da Costa Marques, coordenador do Centro de Tecnologia de Informação da USP. "É a idéia de a gente se aproveitar de toda a tecnologia e da infra-estrutura da Internet para prover conteúdo digital, vídeos e transmissões para o usuário", completa Reinaldo Matushima, pesquisador do Laboratório de Arquitetura e Rede de Computadores da USP.

Quem tem Speedy (Telefônica) ou Velox (Oi/Telemar), por exemplo, precisa de um modem externo para receber a transmissão da operadora, que chega pelo cabo DSL vindo da parede. O mesmo vale para Vírtua e outros serviços de banda larga das TVs por assinatura. Com a IPTV, é igualzinho. Um cabo sai para um novo modem, que ficará ligado ao set-top box —que por sua vez decodificará a transmissão para exibir as imagens em sua TV, mesmo que seja uma de 14 polegadas.

De acordo com José Luis Volpini, diretor de novos negócios da Oi/Telemar, o modem externo precisa ser mais avançado do que os atuais. "Hoje o usuário usa o modem com apenas uma saída, com IPTV vamos usar quatro saídas para que as pessoas possam ter banda larga na televisão, no computador e em outros dispositivos", antecipa Volpini. Ele lembra, no entanto, que não há nenhuma dependência de Internet ou de computador. Apesar de o público-alvo inicial ser o atual cliente de banda larga, é possível ter apenas IPTV, sem outro acesso à Web e sem PC.

Quem já tem um roteador em casa (para redes domésticas ou redes sem fio, por exemplo) nem precisar trocar nada, porque os roteadores já possuem quatro entradas. Será preciso apenas conectar o set-top box no modem e escolher seus canais e filmes preferidos, enquanto governo e emissoras se engalfinham na decisão sobre a TV digital.

*Colaborou Vicente Toledo, do UOL News
Mais
IPTV é o futuro da televisão com banda larga
Entenda como funciona a IPTV
IPTV começa a chegar ao Brasil
Por que IPTV não é TV pela Web?
Cobertura da IPTV será restrita
O que esperar do conteúdo da IPTV?
IPTV: como fica a TV Digital?

ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES