! Cobertura da IPTV será restrita - 21/09/2007 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
21/09/2007 - 07h05
Cobertura da IPTV será restrita

Paulo Rebêlo*
Para o UOL Tecnologia

Como toda tecnologia nova, a IPTV inicialmente não estará disponível para todos. A exemplo do que ocorreu durante anos no Brasil com a banda larga, e de certo modo ainda ocorre, a disponibilidade do serviço ficará restrita apenas a grandes áreas metropolitanas. De início, apenas os principais bairros de São Paulo e Rio de Janeiro (capitais) vão ter a malha necessária para IPTV. Com o tempo e a popularização do serviço, a expansão começa.

Nos bastidores, porém, sabe-se que a expansão da IPTV só ocorrerá com as revisões regulamentárias da Anatel, de modo a permitir às operadoras de telefonia ingressar no setor hoje explorado pelas TVs por assinatura. Elas oferecem canais abertos e fechados com sinal digital e imagem de qualidade superior, em vez de apenas vídeos sob demanda e programações alternativas.

As TVs por assinatura não concordam, como era de se esperar, mas as parcerias e aquisições têm sido feitas. A Telefônica está com a compra da TVA já assumida, aguardando apenas a aprovação do Cade. A Oi/Telemar também tenta adquirir a WayTV, que é via satélite, mas o processo ainda está parado por conta da negativa da Anatel, que vê limitações no contrato de concessão da operadora. Enquanto isso, a empresa tenta estabelecer uma parceria comercial com a Sky.

Pela atual Lei do Cabo, as operadoras não podem levar televisão por IP, ou seja, a base real do IPTV fica ameaçada se não houver uma revisão da regulamentação. Com o fim da fase de testes da Telefônica e Oi/Telemar e, conseqüentemente, início da fase comercial com vídeos por demanda, a expectativa do setor é que as mudanças aconteçam, a exemplo do que tem acontecido em outros países.

No quesito velocidade, José Luis Volpini, da Telemar, explica se tratar de um dado que não será revelado ao cliente, porque não precisa. "O que o consumidor quer é qualidade, sem demora no sinal, sem aquelas impedimentos da Internet, sem esperar o vídeo carregar. Quer o mais próximo de uma televisão e é isso que vamos oferecer", esclarece.

No entanto, Volpini revela que "possivelmente" o sinal deverá ser transmitido a uma média de 3 Mbps até a casa do usuário, que é superior à maioria dos serviços de banda larga para Internet disponíveis hoje no Brasil. No entanto, ele esclarece que não se trata da mesma conexão, ou seja, o sinal da IPTV não é o mesmo sinal da Internet banda larga, mas seria melhor por causa da nova malha de fibra ótica sendo instalada, além de ser uma rede fechada.

Nos testes realizados até agora, a empresa tem trabalhado com taxas de "apenas" 1.8 Mbps e o resultado, segundo Volpini, foi convincente. Para ele, com essa velocidade a qualidade de imagem é igual à TV convencional, sem atrasos na entrega dos pacotes. Em outros países, porém, a realidade é bem diferente. Por já trabalharem com imagem de alta definição, as conexões de IPTV costumam ser de, no mínimo, 10 Mbps. Geralmente, chegam a 50 Mbps.
Mais
IPTV é o futuro da televisão com banda larga
Entenda como funciona a IPTV
IPTV começa a chegar ao Brasil
Por que IPTV não é TV pela Web?
Cobertura da IPTV será restrita
O que esperar do conteúdo da IPTV?
IPTV: como fica a TV Digital?

ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES