! IPTV: como fica a TV Digital? - 21/09/2007 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
21/09/2007 - 07h06
IPTV: como fica a TV Digital?

Paulo Rebêlo*
Para o UOL Tecnologia

Diferentemente da IPTV, que transmite conteúdo por banda larga via redes IP, a televisão digital tem o sinal transmitido pelo ar, de modo a substituir as atuais transmissões de hoje das emissoras. Nos dois casos, a informação é decodificada na casa do usuário, por meio do "set-top box" das operadoras/empresas.

Para a maioria dos analistas, o caminho natural é que IPTV e TV digital se complementem no futuro, mas no Brasil ainda há um longo percurso pela frente, tanto em termos regulatórios, quanto em tecnologia. No caso da IPTV, os principais beneficiados serão os usuários cuja demanda seja mais específica, enquanto a TV digital pode englobar todo o resto, como as emissoras atuais e a criação de novos canais.

No quesito regulamentação, o imbróglio é grande. As operadoras não podem oferecer os canais abertos (Globo, SBT, Band...) por meio da IPTV por conta da Lei do Cabo, que regulamenta o setor. Nos bastidores, porém, há uma grande expectativa para que a Anatel revise a lei —considerada atrasada por muitos.

Para a Associação Brasileira de TVs por Assinatura (ABTA) a revisão da lei para flexibilizar a atuação das operadoras seria um retrocesso e um péssimo negócio para o consumidor. "Hoje temos no Brasil uma situação de monopólio privado na telefonia fixa e as mesmas empresas querem se expandir para um setor que é competitivo", diz o diretor executivo da ABTA, Alexandre Annenberg.

Segundo Annenberg, a questão principal é que as operadoras só querem atuar na áreas de grande concentração urbana, onde já existe competição, em vez de procurar áreas onde não há concessão para as TVs por assinatura. Ou seja, em vez de levarem TV para áreas onde a TV por assinatura não chega, as operadoras querem apenas o "filé" do mercado.

Annenberg garante que o monopólio não interessa a ninguém, mas a questão passa diretamente pela Anatel. "No Estado de São Paulo só 10% da população tem TV por assinatura, mas a Anatel nunca abriu licitação para que a gente entre em outros municípios. Em casos assim, as operadoras de telefonia poderiam entrar e oferecer televisão por meio da banda larga, sem ferir a lei", esclarece.

Se a revisão das leis e regulamentações levar o mesmo tempo que levou a escolha do padrão para TV digital, é bom o consumidor ter paciência e aproveitar a IPTV com apenas os vídeos sob demanda, isto é, filmes, seriados e programação alternativa em qualquer horário.
Mais
IPTV é o futuro da televisão com banda larga
Entenda como funciona a IPTV
IPTV começa a chegar ao Brasil
Por que IPTV não é TV pela Web?
Cobertura da IPTV será restrita
O que esperar do conteúdo da IPTV?
IPTV: como fica a TV Digital?

ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES