UOL Notícias Tecnologia
 

22/10/2009 - 00h01 / Atualizada 16/12/2009 - 13h33

Windows 7 vem com mais aplicativos que facilitam o uso

JOÃO BRUNELLI MORENO | Para o UOL Tecnologia
O novo sistema operacional da Microsoft, Windows 7, causa uma boa impressão à primeira vista. A instalação dura menos de 30 minutos tanto em um notebook com processador Dual Core e 2GB de RAM quanto em um desktop Quad Core de 4GB de RAM. A tarefa tomou um pouco mais de tempo em um netbook com processador Atom e 1,5GB de RAM: 50 minutos.

Apenas como forma de comparação, uma penosa tentativa de colocar o Vista no ultraportátil tomou longas 2 horas e 30 minutos, e ainda assim seria necessária a instalação dos drivers das placas de vídeo, som e rede para que tudo funcionasse normalmente. Já em todas as máquinas em que foi instalado, o Windows 7 funcionava perfeitamente depois do primeiro boot.

Primeiras novidades

Para um usuário comum, talvez a maior diferença do Windows 7 em relação a seus antecessores esteja em seu visual. A barra de tarefas, que desde os tempos do Windows 95 tinha a mesma aparência básica, deu lugar a uma nova versão. Ícones grandes agora escondem as janelas minimizadas dos programas abertos, eliminando as "gavetas" de programas.

Um novo recurso, o AeroPeek, permite visualizar, mover e fechar os programas em miniaturas. Em todo caso, os que preferirem a versão atual da barra, parecida com a usada pelo Vista, podem tê-la de volta com alguns poucos cliques.

E o que tem a mais?

O novo Windows vem recheado de programas que normalmente o usuário baixaria da rede, como o Sticky Notes, que permite deixar lembretes no desktop, e um plugin para queimar imagens ISO em CDs ou DVDs com apenas um clique. Também há o Sniping Tool, ferramenta que tira screenshots de pedaços da tela sem qualquer dificuldade, e o Math Input Center, que usa recursos multitoque para reconhecer equações matemáticas escritas em um painel e as converte em texto.

Já os proprietários de notebooks e netbooks deverão se interessar pelo Windows Mobility Center, um menu rápido em que o usuário pode regular o brilho da tela, volume do som, perfil de energia, configurar a rede sem fios, sincronizar com outros equipamentos e iniciar uma apresentação com um monitor ou projetor externo.

Um dos grandes destaques do novo Windows é o recurso Homegroup, que permite criar redes domésticas com apenas alguns cliques e que de quebra permite utilizar o recurso Media Streaming, do Windows Media Player. Com ele, é possível acessar a biblioteca mídia de outros computadores com o Windows 7 instalado e ouvir músicas e ver fotografias sem que elas estejam em sua máquina.

A exemplo do Vista, os Windows 7 também aproveitam o recurso Aero para incrementar o visual do sistema. Entre as novidades está o AeroShake, que permite minimizar vários programas ao mesmo tempo "chacoalhando" a janela ativa e um novo visualizador no desktop, que mostra a silhueta dos programas abertos. Também existe um mixer em que é possível escolher a cor das janelas e até mesmo desabilitar as transparências, mas o tema "basic" do sistema não pode ter suas cores alteradas. E aos que não estão tão abertos a tantas novidades, é possível desabilitar toda nova interface, deixando o 7 com a mesma cara do velho Windows 98.

Recursos retirados

Alguns recursos que existiam no Vista foram retirados do Windows 7, como o Start Menu Cássico, InkBall e o Windows Calendar. O Windows Ultimate Extras (Windows DreamScene, BitLocker. EFS, Hold'Em Poker Game, alguns pacotes de idiomas, Windows Sound Schemes, Microsoft Tinker) também foi retirado, mas alguns recursos ainda estão disponíveis na versão Ultimate, como o BitLocker.

O Windows 7 chega de "de fábrica" também sem o comunicador instantâneo Windows Live Messenger e o Microsoft Mail (substituto do antigo Outlook Express) e outros programas da suíte Windows Live, como o MovieMaker (que precisam ser baixados à parte).

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host