UOL Notícias Tecnologia

22/10/2009 - 03h35 / Atualizada 16/12/2009 - 13h33

Windows XP sairá de cena aos poucos; Vista resiste até próximo lançamento

GUILHERME TAGIAROLI* | DO UOL Tecnologia
Com o lançamento do Windows 7, a Microsoft programa a retirada gradual do Windows XP. Após 18 meses ou o lançamento do primeiro pacote de correção do Windows 7, a empresa não permitirá mais que fabricantes vendam computadores com a opção de downgrade para o XP. Em 8 de abril de 2014, a previsão é que a empresa multinacional de software deixe de dar suporte e oferecer pacotes de segurança para o XP.

Segundo o diretor de produtos Windows da Microsoft, Ricardo Wagner, a regra que vigora para a continuidade de sistemas é chamada de "n menos dois". Assim como o Windows 98 foi descontinuado aos poucos, após o lançamento do Windows Vista, acontecerá o mesmo com o XP. Porém, Wagner ressalta que o processo será gradual. "Aqui no Brasil ainda levaremos um tempo, em função de partições públicas e empresas, que usam o sistema para aplicações específicas".

O diretor ainda afirmou que durante estes 18 meses, quem comprar computadores com Windows 7 Professional, poderá solicitar o downgrade para o Windows XP Professional, ainda que a versão do Windows 7 tenha a opção que rode programas do XP.

Quanto ao Vista, a tendência é descontinuar o suporte, com a vinda de um novo sistema operacional. Por enquanto, apenas computadores com Windows Vista que estão em estoque serão comercializados. A partir do lançamento, todos os computadores já virão com o Windows 7 —até mesmo netbooks que geralmente tem configurações de hardware mais leves.

*Ceres Prado colaborou com a matéria

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host