UOL Notícias Tecnologia
 

22/10/2009 - 00h00

Barra de tarefas tenta se aproximar de Dock do Mac OS

CERES PRADO | Para o UOL Tecnologia
A maior diferença está na barra de tarefas, ela foi toda reformulada. Os programas são listados uma única vez e todas as janelas abertas ficam agrupadas, o usuário pode escolher programas para serem afixados na barra de tarefas (pin), quando fechados eles aprecem, mas apagados, quando abrimos uma janela eles ficam brilhantes, para mostrar que o programa esta rodando.

Os ícones da barra de tarefas deixam de ser retangulares, são agora pequenos quadrados com o logotipo do programa, semelhante aos atalhos rápidos das versões anteriores, facilitando a abertura de vários programas. Como os programas fixos na barra de tarefas estão sempre no mesmo lugar, fica fácil encontrá-los, os outros são abertos ao lado. Há a opção de não agrupar as janelas, deixando em barrinhas, como nas versões anteriores, mas aí a localização fixa dos programas escolhidos para a barra de tarefas só dificulta.

Ao passar o mouse sobre os programas na barra de tarefas, as janelas abertas aparecem reduzidas para que você escolha qual quer abrir. Para abrir uma nova janela de um programa que já está aberto, basta clicar na tecla de rolagem do mouse. Ao pausar o mouse em uma das miniaturas, a janela abre, ao tirar o mouse, ela some de novo, para abri-la é só clicar na janela.

Um recurso útil foi acrescentado na barra de tarefas, ao clicar no ícone de algum programa com o botão direito surge uma lista de atalhos com uma série de funções como abrir nova janela ou últimos arquivos abertos. Também é possível fixar um arquivo nessa lista de atalhos arrastando o arquivo para cima do ícone do programa. O Explorer, por exemplo, tem funções como abrir uma nova janela, nova aba ou abrir uma janela InPrivate Browsing, que não guardará nenhum arquivo cachê ou histórico.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host