UOL Notícias Tecnologia
 

22/10/2009 - 00h00

Windows 7 é mais rápido e simples de usar que Vista

CERES PRADO | Para o UOL Tecnologia
O Windows 7 promete ser mais rápido e rodar mesmo nos computadores mais antigos e nos netbooks. A velocidade é a principal arma dessa nova versão do Windows para conseguir um sucesso, superando o fracasso do Windows Vista.

Barra de tarefas tenta se aproximar de Dock do Mac OS
Com melhor uso da memória RAM, Windows 7 trava menos

Testamos o Windows 7 Ultimate em um computador em uso, para descobrir no dia a dia as vantagens e desvantagens desse novo sistema operacional. O computador utilizado foi um AMD Athlon 64X2 Dual Core Processor 5600+2.9GHz com 1,5GB de memória RAM com a versão do Windows 7 Ultimate de 32-bit.

Já na instalação percebemos mudanças, ela é mais simples e no computador de teste demorou cerca de meia hora. Foi feita a instalação a partir do zero, pois o computador utilizava o Windows XP e não há upgrade deste sistema operacional para o Windows 7, apenas do Vista. O Sistema vem com o Internet Explorer 8 e o Windows Media Player 12.

Para obter alguns programas como Live Mail, Messenger e Movie Maker, é preciso fazer o download do instalador no site da Microsoft e escolher os aplicativos que quer instalar (eles não vem junto com o Windows como acontecia com o Vista).

O instalador é um único para todos os chamados Windows Live Essencials (Live Mail, Messenger, Writer, Galeria de Fotos, Movie Maker, Proteção para a família e Toolbar), o download é gratuito e foi fácil de instalar.

As atualizações também são mais fáceis de procurar e entender, com o programa de atualizações do Windows (Check for Updates) que é acessado pelo Action Center, que centraliza todos os avisos do sistema e fica na área de notificação, sem exibir avisos (como acontecia no Vista), aguardando o usuário clicar no ícone para exibir os avisos.

Visualmente, o Windows 7 é muito parecido com o Vista, não tem mais a barra lateral, mas possui os recursos de transparência de tela e Gadgets no desktop. Mas, quando uma janela é maximizada, o Windows 7 mantém a transparência do barra de tarefas e das laterais da janela ao contrário do Vista, que deixava opaco.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host