UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Armazenamento

12/06/2009 - 07h00

Linksys NAS200: softwares complementam funções do equipamento

HENRIQUE MARTIN | Para o UOL Tecnologia

NAVEGUE PELA MATÉRIA

  • Flávio Florido/UOL

    Painel frontal do Linksys tem luzes indicadoras de estado e o botão de backup. Conexões e entradas para discos rígidos
    estão na parte traseira

Com o formato mais parecido com os roteadores Wi-Fi da marca, o Linksys NAS200 é uma versão mais simplificada do modelo da Netgear. Seu painel frontal tem luzes indicadoras de estado e o botão de backup, e as conexões e entradas para discos rígidos estão na parte traseira.

Em vez de uma portinhola, cada HD fica armazenado em uma pequena gaveta protegida por tampas individuais. O disco se encaixa no conector SATA e, para ser removido, é preciso "puxar" uma fita de tecido (não há nenhuma alavanca/botão para ejetar). Ele é o único dos três modelos avaliados com porta Ethernet 10/100 (os demais são 10/100/1000), um pouco mais lenta.

Veja fotos dos equipamentos

Ao conectar um HD (ou dois), o NAS200 atua de modo similar ao ReadyNAS Duo, da Netgear. Sua instalação permite ampliar o espaço de armazenamento com mais dois dispositivos USB (pen drives ou HDs externos). Todo o gerenciamento é feito pelo software NTI Shadow(toque no botão frontal e o backup começa sozinho.

Com o uso de dois discos simultâneos, a Linksys recomenda o uso da configuração "Maximum Storage", com as duas unidades funcionando separadamente. Existem ainda configurações de dois discos vistos pelo sistema como um só e de espelhamento de dados entre as unidades.

Além do software para backups, o NAS200 vem com ferramentas de teste para o disco rígido. O aparelho pode ser configurado para realizar cópias de um disco para outro manualmente ou agendadas, e o sistema de armazenamento pode ser acessado pela web ou por um programa de FTP.

Apesar de não ter um cliente de BitTorrent, o NAS200 vem com um bom gerenciador de downloads, que funciona mesmo com o PC desligado. E ele compartilha, ainda que não muito rápido por conta da sua porta de rede, informações com servidores de mídia que usam o protocolo UPnP.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host

    NAVEGUE PELA MATÉRIA