UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Armazenamento

29/09/2009 - 08h00

Transcend JF220 tem leitor biométrico mas não é compatível com Mac e Linux

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
O Transcend JF220 tem como função de segurança a leitura biométrica. Para garantir que seus dados fiquem protegidos, basta cadastrar sua digital no pendrive. Está disponível em modelos de 2, 4, 8 e 16 GB.

Transcend JF220

A versão disponível para o teste tinha 16 GB e foi cedida por um representante da Transcend no Brasil, a Smartsec. O preço sugerido ao consumidor é de R$ 307.

O JF220 pode ser protegido por senha e impressão digital. É possível particioná-lo em duas áreas, pública (disponível para todos) e privada. O único problema é que não é possível acessar a zona pública e privada ao mesmo tempo.

Caso o usuário queira alternar da área pública para a privada, é necessário fazer o login com senha ou a digital e vice-versa.

A configuração é simples. Basta plugar o pendrive na porta USB e seguir os passos determinados pelo software que acompanha o produto. É possível configurar a senha, a digital que o pendrive deve reconhecer e configurar uma senha para criptografia.

Como em pendrives semelhantes, ele só é compatível com Windows. Usuários Mac OS e Linux só acessam a área pública dos pendrives.

A área privada fica oculta ao usuário não cadastrado. É como se ela não existisse. Entretanto, algumas funções, como a de apagar o conteúdo total, podem ser feitas por um usuário comum. Ele pode apagar, mas não pode acessar a zona privada. Ou seja, mesmo que roubem seu pendrive, não conseguirão extrair as informações e nem usar a função de reconhecimento de impressão digital. Ele poderá ser usado apenas como um pendrive comum.

Velocidade

Para copiar 2 GB do computador, entre arquivos de música, imagens e documentos, foram 12 minutos e 2 segundos. Para o processo inverso, o pendrive levou 1 minuto e 45 segundos.

Fabricado todo em plástico, sua aparência é frágil. É preciso um certo cuidado na hora de passar a digital, pois a sensação é de que o pendrive irá quebrar com a pressão do dedo. Uma capa plástica protege a porta USB sem o uso de tampa.

O modelo testado conta com algumas funções adicionais, como gravar as senhas do Internet Explorer no pendrive e bloquear o computador e arquivos usando o leitor biométrico como senha.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host