UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Áudio

17/03/2009 - 06h59

Apple iPod Shuffle: o primo menor da famosa família de tocadores da Apple

RENATO RODRIGUES | Para o UOL Tecnologia
Primo pra lá de compacto da família iPod, o Shuffle é o menor player de MP3 disponível no mercado atualmente. O tamanho, no entanto, não é proporcional à qualidade. Quando se fala de som e facilidade de operação, esse iPod minúsculo é imbatível. O melhor é que depois de anos com o preço muito descolado da realidade brasileira, o iPod pode ser encontrado pelos canais oficiais (lojas com nota fiscal e garantia) por menos de R$ 200. Ok, não é uma pechincha, mas o custo/benefício do tocador é bem atraente, pois em termos de qualidade de fabricação e acabamento o Shuffle é claramente superior à concorrência.

Confira mais fotos do Apple iPod Shuffle

O Shuffle é ideal para atletas, corredores, qualquer um que não queira exibir o tocador. Ele possui um clipe que permite prendê-lo na calça ou no bolso, onde fica praticamente despercebido devido ao tamanho e ao peso, de apenas 16g. Os controles são minimalistas. Há um pad de quatro vias com posições para avançar/retroceder as faixas e aumentar/abaixar o volume. Na lateral, um botãozinho slider para ligar/desligar e outro para ativar o modo aleatório. Se você gosta de ver o nome da música que está tocando, procurar um álbum ou uma canção em particular ou até checar o nível da bateria, esqueça. Somente na nova geração do Shuffle, que ainda não chegou ao Brasil, é possível que o player diga qual música está tocando.

APPLPE IPOD SHUFFLE

O menor player de MP3 disponível no mercado atualmente
Som e facilidade de operação imbatíveis
Ideal para quem quer um player discreto
Não possui visor
Só transfere músicas do PC para o player pelo software iTunes
Melhor taxa de desempenho, mas a menor durabilidade
Além disso, também não há como alterar a equalização — embora o som desse iPod seja bem equilibrado, apenas com excesso de agudos no volume máximo. Outro problema é que o Shuffle não traz o rádio FM nem grava anotações de voz. Ele toca música. E só.

Apesar de minúsculo, o Shuffle traz na bagagem o gigantesco software iTunes, um catatau de quase 70MB que é a única maneira de transportar as músicas de seu micro para o player. Embora tenha uma interface agradável, muitos usuários consideram o programa muito mais complicado de usar que o Windows Media Player. Além disso, uma de suas ferramentas mais importantes, a loja de música Apple Store, ainda não funciona no Brasil.

A guerra dos players: o melhor programa para ouvir MP3 no PC

Em termos de desempenho, o tocador da Apple saiu-se bem. A velocidade de transferência de uma faixa de 6MB foi de 1,28 MBps (megabytes por segundo), um número bem satisfatório. Sua capacidade de processamento, medida pelo software Sandra, foi quase 10 vezes superior a dos outros modelos deste comparativo (veja tabela). No entanto, o índice de durabilidade, uma avaliação de quantos ciclos de leitura/escrita ele deve aguentar, foi o menor dos quatro modelos avaliados. A bateria dura mais de 6h com tranquilidade — um benefício da ausência do visor. Por outro lado, o carregamento é algo demorado — são pelo menos 4h com o tocador plugado na porta USB do micro, o que pode ser um problema em uma viagem.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host

    MP3 PLAYER%>