UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Áudio

24/11/2009 - 07h00

MP4 players trazem Bluetooth, áudio e imagem de qualidade

Nilson Murayama | Para o UOL Tecnologia
Para aqueles que fazem questão de qualidade de áudio sem fio, o UOL Tecnologia testou nesse Guia de Produtos tocadores MP4 com bluetooth. Os tocadores de MP4 testados foram o Apple iPod Touch, o Philips GoGear SA5285BT e o Sony NWZ-A828K/BM. Todos possuíam 8GB de capacidade de armazenamento. Com exceção do iPod Touch, são legítimos representantes de aparelhos que possuem apenas uma função principal: entreter com música e vídeo.

É perceptível a diferença na qualidade de áudio de aparelhos tudo em um, para aparelhos que executam apenas a função de player. Para aqueles que buscam qualidade de áudio e facilidade de uso, usar um tocador de músicas digitais ao invés de ouvir música no próprio celular, faz a diferença.

Além disso, com o bluetooth, é possível ouvir as músicas do seu tocador digital em aparelhos como home theater, som automotivo, caixas de som, fones de ouvido, etc, sem o incômodo dos fios. Basta parear os dois aparelhos e sair ouvindo sua playlist. Isso é possível, pois os aparelhos são compatíveis com o AD2P e AVRCP, que permitem o streaming de áudio e o controle de funções como pausa, avanço e retrocesso das músicas no aparelho que está pareado com o tocador MP4.

Fones de ouvido melhoram a qualidade do áudio
A boa qualidade de áudio está relacionada também a qualidade do fone de ouvido que integra o produto. Um bom tocador precisa ter um fone de ouvido que isole bem o ruído externo e consiga executar todas as faixas de frequência; graves, médios e agudos, com uma boa definição.

O Philips sai na frente nesse quesito. Com um fone de ouvido intra-auricular, ele isola bem os ruídos externos e tem uma qualidade de graves excepcional. A Philips oferece o fone bluetooth SHB6110, para aqueles que quiserem integrar a funcionalidade do bluetooth entre os dois aparelhos.

O Sony NWZ-A828K/BM não fica atrás. Ele é o único do comparativo que vêm com um fone bluetooth, dando total liberdade de movimento. A qualidade do áudio é boa, e o fone ainda funciona como um headset para celular. O fone incluso é o modelo DR-BT21G e já foi testado pelo UOL Tecnologia.

Na lanterna, vem o Apple iPod Touch. Seu fone de ouvido tem qualidade mediana, que não isola bem o ruído externo e não tem uma boa definição, com graves fracos.

Streaming de áudio via bluetooth
Pareamos os aparelhos em fones de ouvido e em um aparelho de som automotivo com bluetooth. Parear é bem simples, bastou configurar e sair usando. O Sony sai na frente nessa parte, por ter um botão de sincronia do bluetooth na parte externa. Não é necessário ficar navegando pelos menus do aparelho até encontrar a função bluetooth escondida, como ocorre no Philips e no iPod.

A qualidade do áudio é muito boa. O áudio era tocado sem engasgos ou qualquer tipo de interferência. No caso do carro, o som era melhor até que quando utilizada a entrada auxiliar P2. Além disso, era possível controlar o player pelos comandos do fone e do rádio do carro, incluindo volume, play, pausa, avanço e retrocesso de músicas. O único que não permitiu o avanço e retrocesso foi o iPod, enquanto que os controles de volume do Sony pararam de funcionar no tocador, quando pareados com o fone.

Uma das únicas coisas que desagrada ao usar o bluetooth é a redução drástica da autonomia da bateria. Os tocadores funcionam em média 30 horas com fones de ouvido comuns, com fio. Quando usados com o bluetooth ligado, essa autonomia reduzia muito, tendo que recarregar o tocador mais frequentemente.

Assistindo vídeos nos tocadores
Em geral, a qualidade do vídeo é boa nos players. O Apple iPod Touch sai na frente nesse quesito, por possuir uma tela maior que os demais. Sua tela de 3,5 polegadas faz a diferença, quando comparada a do Sony, de 2,4 polegadas e do Philips, de 2,8 polegadas. Em todos os aparelhos o contraste, brilho e a resolução eram de bom tamanho.

O maior problema na hora de assistir um vídeo, é ter de converter para que ele rode no player. Diferente das músicas em MP3, vídeos podem ser gravados com inúmeros codecs e extensões diferentes. Como cada tocador toca um tipo de arquivo de vídeo específico, é necessário fazer uma conversão antes de visualizar no aparelho.

Transferência de arquivos para o aparelho
A transferência de arquivos do computador para o Philips GoGear SA5285BT e o Sony NWZ-A828K/BM é simples como em um pen drive. Basta conectar com o cabo fornecido, proprietário da Sony e mini USB no Philips, e transferir os arquivos para as pastas. O Sony levou um tempo exagerado para transferir arquivos, levando quase 20 minutos para transferir aproximadamente 2GB. Já o iPod Touch exige que você use o iTunes, para transferência de arquivos. O cabo também é proprietário da Apple, portanto mais difícil de ser encontrado que um cabo USB comum.
Mais que um tocador de músicas e vídeos

Nesse quesito, o Apple iPod Touch é incomparável. Ele é praticamente um computador de mão, e conta ainda com Wi-Fi para redes sem fio. São inúmeros softwares pagos e gratuitos para baixar na loja online do fabricante, que dão ainda mais possibilidades ao aparelho. O alto-falante permite ainda compartilhar o áudio com pessoas próximas, sem ter que dividir o fone de ouvido.

O Philips conta com rádio FM e ripador para gravar a rádio. Além disso, um microfone embutido no aparelho permite a gravação de voz.

Tela sensível ao toque facilita a usabilidade.

O fato de ter uma tela sensível ao toque e um software simples de usar, dão ao Apple iPod Touch uma ótima usabilidade. É simples encontrar o álbum ou uma música específica que queremos ouvir.

O Sony, apesar de não ser touchscreen, tem menus bem parecidos com o de um celular, e é fácil de usar. Além disso, seu software é rápido, o que dá dinâmica no uso do aparelho. O botão do bluetooth externo é extremamente eficiente, e facilita na hora de parear.

No Philips SA5285BT os menus são mais lineares, fáceis de usar, mas com muitos subitens que levam mais tempo para serem acessados. O recurso de buscar as músicas pelos álbuns é pouco útil, devido ao tamanho da imagem do álbum, muito pequena. O bluetooth do aparelho fica escondido, levando mais tempo para ligar e desligar a função.

O melhor do comparativo
O Apple iPod Touch ganha o comparativo por fazer mais por um preço bem próximo dos demais aparelhos. O áudio não é dos melhores, mas tocador é extremamente simples de operar e sua função de vídeos funciona bem. Faltam algumas funções no bluetooth, mas o básico está lá. A tela grande e sensível ao toque são outros pontos positivos do aparelho da Apple. Além disso, seus aplicativos o deixam com cara de computador de mão.

O lanterninha
Apesar do som eficiente, de ser leve e simples de usar, alguns fatores pesam contra o Sony NWZ-A828K/BM. Seu preço, muito próximo do iPod, e um pouco superior ao Philips, nos faz pesar nos prós e contras do aparelho. Faltam algumas funções como rádio FM e gravador de voz, e sua transferência de dados deveria ser mais rápida. A qualidade do áudio não é igual ao Phillips, mas é superior ao iPod Touch. E a tela, é a menor do comparativo.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host
    UOL Tecnologia testou nesse Guia de Produtos tocadores MP4 com bluetooth. Os tocador%>