UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

15/10/2009 - 08h00 / Atualizada 03/11/2009 - 11h40

Testamos 5 celulares para quem faz questão de um bom som

DANIEL SASAJIMA | Para o UOL Tecnologia
Já foi o tempo em que celular era apenas um aparelho de telefone. Hoje em dia, a telefonia é uma pequena parte do que esses "pequenos computadores" podem nos oferecer. Entre os recursos de entretenimento mais comuns, estão os tocadores de MP3. Praticamente todos os novos modelos vem com recurso para tocar música, independente do publico alvo.

  • iPhone 3GS

  • LG Arena KM900F

  • Sony Ericsson W995 Walkman

E para quem está interessado em um aparelho que ofereça boa qualidade sonora, o mercado traz aparelhos que oferecem recursos especiais que vão desde interfaces sofisticadas e fones com redutor de ruído até mixagem de som com direito a efeito scratch. Nós testamos os recursos de audio de 5 modelos de celular multimídia para te ajudar a escolher aquele que é a sua cara.

Os aparelhos testados são: LG Arena KM900F, Sony Ericsson W995 Walkman, Nokia 5800 Comes With Music, Samsung Beat DJ e o novo iPhone 3GS.

Os testes foram divididos em 3 grupos principais de características: qualidade de audio, interface do software e recursos especiais.

Na qualidade de áudio quem se destacou foi o Samsung Beat DJ para áudio externo. Com as saídas estrategicamente montadas nos cantos arredondados do aparelho e um potente amplificador Bang & Olufsen ICEPower, ele produz um audio claro e com boa qualidade de estéreo.

Já os melhores fones de ouvido foram os da Samsung, LG e Sony Ericsson. O último se destaca por ter tecnologia de redução de ruídos ativa.

Música na mão

Você já se pegou tentando arrumar os nomes de artista, album e faixa das suas músicas uma a uma para facilitar as seleções no seu player? Ou talvez tenha ouvido uma música em uma loja ou festa e queria saber qual era a canção e onde conseguir?

  • Nokia 5800 Comes With Music

  • Samsung Beat DJ

Alguns aparelhos trazem soluções para isso. O aparelho da Samsung vem com o Beat ID Tag, que analisa suas músicas, pesquisa na internet e atualiza as informações da biblioteca para você.As aplicações Beat ID NoAr da Samsung e Track ID da Sony Ericsson gravam a música ambiente e enviam para um servidor que analisa e envia de volta as informações de artista, album e faixa.

Para quem quer conteúdo, o Nokia 5800 Comes With Music não tem esse nome à toa. Assim como outros aparelhos que trazem o sobrenome "Comes With Music" ele te dá o direito de acesso e download ilimitado a um conteúdo com milhões de músicas na internet. O acesso é feito com o software Nokia Music e a licença funciona por um ano, para apenas um computador e um aparelho e os downloads podem ser feitos por ambos. O único porém é que as músicas são no formato WMA e são protegidas. Você pode ouvir no computador, mas se você quiser ouvir essa música no seu MP3 player pode ter problemas.

Você pode ainda usar a conexão de rede Wi-Fi para baixar músicas direto da internet em todos os aparelhos, exceto o Samsung, que depende do computador ou de uma conexão de dados com a operadora de telefonia celular.

Recursos extras

Vai dirigir? Todos eles tem Bluetooth. Com ele, você pode conectar o telefone no rádio do carro para usar o viva voz ou ouvir música. Poxa, o rádio do seu carro não tem Bluetooth? O LG Arena tem um transmissor FM que permite que você selecione uma faixa livre de interferencias e transmita suas músicas para qualquer rádio FM. A potência não é alta, portanto, dependendo do tipo de antena do seu carro e do lugar onde estiver, pode não funcionar bem.

Apesar de algumas companhias aéreas não permitirem, estes aparelhos tem um modo off line, também conhecido como modo Avião, que desliga todas as funcionalidades de comunicação sem fio para que possa ser usado apenas como tocador multimídia durante o vôo.

Além de tocar música, eles também tem inúmeras funcionalidades como câmera, tocador de vídeo, acesso a internet e emails, GPS e até fazem ligações telefonicas. Confira mais funcionalidades e especificações na tabela comparativa.

Na avaliação geral, como tocadores de música pessoais, Arena e iPhone foram os melhores. Mesmo sendo os únicos que não tem som externo estéreo, outras características prevaleceram. No LG, a interface com excelente usabilidade, aliada à qualidade do fone de ouvido e sistema Dolby Mobile foram os destaques. No aparelho da Apple, os controles precisos do touch screen, a interface amigável e o comando de voz contaram pontos importantes.

O Samsung Beat DJ tem funcionalidades exclusivas de mixagem de músicas e um excelente sistema de audio externo mas, a usabilidade e a falta de rede Wi-Fi e sensor de movimento jogam contra.

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host