UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

19/05/2010 - 07h00 / Atualizada 19/05/2010 - 13h57

Ainda caros, celulares com sistema do Google são dependentes da internet

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia
  • Flávio Florido/UOL

    Multitarefa, celulares Android ainda são caros e voltados para uso de aplicativos na web

ÁLBUM DE FOTOS
Flávio Florido/UOL
Clique para ampliar a foto

Desenvolvido pelo Google, o Android, no mercado há dois anos, foi o segundo sistema operacional mais adotado em smartphones vendidos nos Estados Unidos no primeiro trimestre, superando o iPhone, segundo pesquisa da empresa NPD Group. Foi para testar o poder de fogo dessa última alternativa que o UOL Tecnologia colocou à prova cinco aparelhos com Android: LG Smart GW620, HTC Magic e Samsung Galaxy Lite, além dos Motorola Backflip e Milestone.

É importante conhecer as características dos sistemas operacionais para celular, pois cada vez mais a escolha se torna complexa, até pelo número de opções no mercado. Aliás, além do Android há mais quatro sistemas utilizados em smartphones: o iPhone OS, da Apple; o Symbian, muito utilizado em celulares Nokia, o Blackberry e o Windows Phone (antigo Windows Mobile).

No que diz respeito aos formatos dos telefone testados, três são diferentes e outros dois são semelhantes: o da LG e o Milestone são slide, o Backflip tem flip reverso – o teclado fica atrás da tela – e os outros dois, HTC e Samsung têm formato semelhante, sem teclado físico. Os três primeiros são recomendados para quem precisa de agilidade na digitação, pois contam com um teclado QWERTY. Já os outros dois prezam mais pelo design. Tanto o Samsung como o HTC só têm teclado virtual touchscreen.

A maioria dos celulares, seguindo a tendência dos novos aparelhos, vem com a porta mini-USB — que foi escolhida pelo ITU (International Telecommunication Union) como padrão mundial — e uma entrada para fone estéreo. O único que foge disso é o HTC, que tem um conexão exclusiva chamada “HTC ExtUSB”, exclusiva da marca e incompatível com a maioria dos conectores do mercado.

No quesito preço, os Androids ainda não estão na faixa de telefones celulares considerada acessível. Entre os modelos testados, o mais barato é o Samsung Galaxy Lite, que é encontrado à venda por R$ 999, enquanto o mais caro, Motorola Milestone, custa R$ 1.799, ambos em plano pré-pago.

Características
De código aberto e leve, o Android é um software multitarefa. Isso permite que o usuário execute mais de uma aplicação ao mesmo tempo, como ouvir música e receber e-mails. O lado negativo dessa possibilidade é a duração da bateria: por mais que o sistema seja rápido, a utilização de uma conexão 3G, literalmente, suga a carga.

Uma das principais características do Android é o fato de esse sistema operacional ser voltado à internet. É possível, claro, realizar funções básicas (ligar, tirar foto, enviar mensagens de texto) sem uma conexão 3G ou Wi-Fi, mas seu diferencial é justamente a integração com serviços web.

Em linhas gerais, os celulares Android suportam várias áreas de trabalho – para que o usuário deixe à mão os programas que mais utiliza, ou widgets – e vem com aplicativos que integram os serviços Google, como o Gmail, Gtalk, Calendar e outros.

No serviço de e-mail, por exemplo, aparece um sinalizador na barra de tarefas a cada mensagem recebida. Com isso, o usuário não precisa ir a qualquer menu. Se há conexão na internet, o sistema acessa o servidor de e-mail, cadastrado recentemente, e exibe notificações sobre mensagens novas.

O sistema é rápido e consistente, no sentido de não haver muitos travamentos. No entanto, o processador do celular pode comprometer o desempenho. Outro fator que pode fazer com que o Android fique mais lento é abrir várias aplicações ao mesmo tempo: não há opção nativa para fechar os programas abertos.

Em fóruns na internet é comum encontrar explicações dizendo que o próprio sistema operacional controla os aplicativos abertos, fazendo com que programas inativos utilizem menos memória. No entanto, caso o usuário queira fechar aplicativos que não estão sendo utilizados, há aplicativos na Android Market que fazem as vias de “Gerenciador de Tarefas”. Um exemplo é o “Advanced Task Killer Free”. Após executá-lo, basta escolher os processos de aplicativos que quer fechar e pronto.

Upgrade
Boa parte dos celulares Androids comercializados no país vem com a versão 1.5. Pouquíssimos aparelhos, como o Milestone da Motorola e tem a versão 2.0. Dentre as funções da versão mais atualizada do Android está o uso do Google Googles (serviço de busca por imagem), habilitação do serviço multitouch, serviço de voz, wallpaper interativo (ou livewallpaper) e suporte a HTML 5, entre outras.

Questionadas sobre como se dá o processo de atualização de sistemas Android, as fabricantes alegam que ainda não há previsão para liberação de upgrade no país. A única exceção é o Milestone que vem com a versão 2.0, mas já tem atualização para a versão 2.1.

O Android começou a ser desenvolvido em 2007. Porém, só no fim de 2008, o Google lançou, em parceria com a HTC, o primeiro celular com o sistema: o G1. No Brasil, os smartphones com Android começaram a chegar a partir do meio do ano passado, com o HTC Magic. Na sequência, veio o Samsung Galaxy e, com o passar do tempo, outros fabricantes também foram lançando aparelhos com o sistema nativo do Google.

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host