UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

16/06/2010 - 07h00 / Atualizada 28/06/2010 - 11h34

UOL Tecnologia testa celulares que agradam ao público feminino; confira

ANNA CAROLINA MELLO | Para o UOL Tecnologia
  • Flávio Florido/UOL

Para atender a necessidades cada vez mais específicas, o mercado de celulares vem se diversificando e apostando em conquistar o consumidor nem sempre por aspectos essenciais (afinal todos os aparelhos já fazem e recebem ligações!), mas por características que conferem personalidade e beleza aos produtos. Por isso, caminhando ao lado das inovações tecnológicas incorporadas aos telefones, está o investimento em características para agradar públicos específicos, como o feminino.

Aqui no Brasil, ainda não chegaram aparelhos destinados especificamente para mulheres – apesar da tendência que se observa nos EUA e no Japão, por exemplo. Mas, segundo os fabricantes, alguns aspectos dos aparelhos, sobretudo no design, são adotados pensando em agradá-las. Formatos arredondados, cores variadas e características diferenciais que tornam os modelos “únicos”, como transparências e desenhos impressos no corpo fazem com que alguns celulares sejam mais procurados pelas mulheres, ainda que não os tornem exclusivamente femininos.

O UOL Tecnologia pediu aos principais fabricantes do Brasil que indicassem, entre seus modelos, o mais procurado ou mais indicado para as mulheres. Apesar de não possuírem estatísticas que classificassem a venda por gênero, eles conseguiram estimar, pelo visual e pelas funções de cada telefone, aqueles que melhor se encaixam nesse pré-requisito.

Os escolhidos foram o Sony Ericsson W995, o Samsung Corby, o LG Crystal GD900 e o i776w da Motorola. Notadamente, é esse último o único entre eles que dificilmente seria adquirido por homens – e é só o design, nesse caso, que faz a diferença. Em outros aparelhos, o formato não exclui o público masculino. Mas detalhes adaptáveis, com capas em tons vibrantes, como as oferecidas pelo Corby, tendem a pesar na hora da compra.

Em geral, as mulheres são menos afeitas a “fuçar” para descobrir novas funções nos eletrônicos e desejam mais clareza e harmonia nos aspectos visuais. Por isso, interfaces mais auto-explicativas, como a do LG Crystal, por exemplo, ganham pontos. Além disso, a presença de localizadores GPS e de rapidez no acesso aos dados podem ser decisivas quando é a mulher quem fecha o negócio. Estabelecer parâmetros para a preferência feminina revela-se uma tarefa muito difícil: quando se fala em consumo, sempre há variações e exceções. Mas apostar no poder de compra que veste saias é ganho certo. Afinal, as mulheres desejam que também os celulares atendam suas vontades.

Raio-X

Nos testes do UOL Tecnologia, o i776w da Motorola se mostrou uma alternativa mais delicada aos “tijolões” ultra-resistentes usados como rádio Nextel. Como telefone, no entanto, não esbanja vantagens. É eficiente, simples e tem respostas rápidas aos comandos. Mas a simplicidade surge justamente como conseqüência dos poucos recursos que ele oferece. Fazem falta os organizadores de tarefas que tanto agradam as usuárias e recursos que já são bastante comuns em aparelhos medianos -- como o tocador de MP3 -- não existem. Além disso, a navegação por WAP é bastante primária.

O Samsung Corby, por sua vez, tem como apelo a chamada “Fashion Jacket”. O detalhe, uma tampa de bateria de diferentes cores que pode ser trocada, faz a diferença e deixa o aparelho com um ar jovem e moderno. O aparelho também oferece câmera de 2 megapixel, tela touchscreen, navegador web simples e aplicativos interessantes, como Google Maps, Facebook, Gmail e Twitter, entre outros. As alternativas são operadas de maneira eficiente pela capacidade de utilização em “multitarefa”.

Na contramão está o Sony Ericsson W995, aparentemente o menos feminino entre todos os aparelhos testados. Mesmo assim, presença de menus fáceis e intuitivos e, sobretudo, do auxílio de um localizador por GPS o tornam bem competitivo na disputa pela preferência das consumidoras. Com tecnologia 3G, ele tem aplicativos divertidos – principalmente para as que gostam de musica – como DJ, Music Quis e Controle Remoto.

Já o modelo apresentado pela LG é elegante: tem um teclado de números transparente, que se ilumina quando é acessado como slide. Tem um corpo bastante enxuto e um monitor relativamente grande, que permite uma excelente visibilidade dos ícones -- também com boas dimensões. Com tecnologia 3G, acessa redes Wi-Fi e tem aplicativos atraentes como Google Maps, Facebook, Youtube e Twitter, entre outros. Outro fator que diminui o peso da bolsa é a câmera com resolução de 8 megapixels, que permite tirar ótimas fotos e fazer vídeos com resolução de filmadora digital.

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host