UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

07/07/2010 - 07h00 / Atualizada 07/07/2010 - 07h00

Com tela pequena, Flipout é rápido e integra redes sociais

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia
  • Divulgação

    Com Wi-Fi e 3G, Motorola Flipout tem processador rápido, mas peca pelo tamanho da tela

Lançado recentemente no país, o Motorola Flipout é uma espécie de Motocubo evoluído. No entanto, as semelhanças entre os aparelhos ficam apenas no formato quadrado. Ao contrário de seu “irmão mais velho”, o Flipout conta com acesso à internet via 3G e Wi-Fi, características importantes para o usuário que é ligado em redes sociais. O smartphone, porém, peca no tamanho da tela e na resolução da câmera.

Voltado para o público jovem, o Flipout tem um design bacana e acompanha três capas de cores diferentes (laranja, preta e roxa) para a personalização do telefone. Além disso, para exibir o teclado, ele abre de uma forma interessante: desliza sobre um eixo, como mostra a imagem da abertura desta reportagem.

Outro diferencial do telefone é vir com a versão 2.1 do Android. Com ela é possível instalar papéis de parede interativos (aliás, os fãs de games vão gostar de instalar o Mario Live Wallpaper, que mostra o personagem passando por diversas fases do jogo).

Ultrasocial
Uma de suas principais vantagens diante dos rivais é um programa nativo da Motorola chamado Motoblur. Com ele é possível acessar – sem ter de baixar nenhum aplicativo -- redes sociais como MySpace, Facebook LastFM, Twitter, Picasa, PhotoBucket e Orkut, além de atualizar e visualizar as atualizações de todas elas simultaneamente.

Usuários com cadastro no Twitter podem retuitar mensagens e responder a outros usuários. Os do Facebook podem escrever no mural dos amigos, enviar mensagens e até mesmo curtir eventos. Além disso, ao tirar uma foto com a câmera do telefone é possível associá-la às redes sociais cadastradas no Motoblur. Porém, o programa não suporta operações simples como adicionar um amigo no Orkut ou no Facebook ou visualizar todas as menções (mentions) feitas a um perfil, no caso do Twitter.

Se o usuário que adquirir o Flipout gostar de redes sociais “mais alternativas”, como o Foursquare, por exemplo, é possível procurar aplicativos específicos de redes sociais na Android Market – loja de aplicativos para celulares com sistema Android. Essa busca é feita de maneira fácil. Orkut, Twitter e Facebook também têm aplicativos próprios, caso o usuário não queira centralizar tudo no Motoblur.

No que diz respeito a comunicadores instantâneos, o celular já vem o Google Talk nativo. Porém, quem gosta do Windows Live Messenger ou Yahoo Messenger deverá procurar soluções na Android Market como o eBuddy (que agrega vários serviços de mensagem instantânea), o Yahoo Messenger for Android ou o MSN Droid.

Tela pequena
O Flipout é um celular pequeno e simpático, mas a tela de 2,8 polegadas é considerada pequena. Para visualizar atualizações de rede social é o suficiente, mas para o usuário que pretende navegar na internet as coisas começam a complicar. Para deixar o conteúdo de um site que não está adaptado para dispositivos móveis, é necessário ficar ajustando o zoom toda hora.

O teclado é bem confortável e tem uma linha dedicada apenas para números. Para quem não quiser ficar tocando na tela – que é sensível a toque –, há no teclado uma espécie de “joystick” (teclas com setas).

O smartphone conta com câmera de 3.1 MP, cartão de memória de 2 GB, conexão via Bluetooth e rádio FM. Além disso, o telefone tem 7 áreas de trabalho personalizáveis para colocar atalhos de aplicativos ou widgets e um gerenciador de dados, que permite configurar que downloads de anexos ou aplicativos só sejam feitos quando o celular estiver conectado em um rede Wi-Fi.

Ficha técnica
Site oficial: Motorola Flipout
Preço: R$ 999 (desbloqueado).
Pontos positivos: Processador rápido, teclado confortável e programa que integra redes sociais.
Pontos negativos: Câmera fraca e tela pequena para acessar páginas.
 

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host