UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

13/08/2008 - 07h00

E a TV digital chega ao celular; veja teste de telefone que sintoniza o padrão

UGO POZO | Para o UOL Tecnologia
Mais de oito meses após a estréia oficial da TV digital no Brasil, começam a chegar ao mercado os primeiros aparelhos celulares capazes de sintonizar os canais disponíveis por meio da tecnologia.

As possibilidades são incríveis: assistir a jogos de futebol mesmo longe de casa ou de bares, não perder aquele último capítulo da novela, ou mesmo ter algo para fazer enquanto se aguarda em alguma sala de espera.

Os riscos existem também, tais como a irresponsabilidade de querer assistir televisão enquanto se dirige ou dar aquela escapada para o banheiro do trabalho para assistir TV.

O UOL Tecnologia testou um aparelho com receptor de TV digital. O celular é o modelo Samsung V820L. Há outro aparelho celular com recepção de TV no país, da Toshiba — mas a empresa preferiu não participar do teste.

O telefone

Como celular, o V820L não impressiona. As funções são básicas perto dos aparelhos topo de linha, que estão em sua mesma faixa de preço (de aproximadamente R$ 1.400,00).

Conheça as características da função TV no Samsung V820L

A câmera é de apenas 2 megapixels, e não possui flash xenon - apenas uma lâmpada que ilumina a imagem a ser fotografada. Em ambientes escuros, esse tipo de lâmpada não faz muita diferença, na verdade.

O V820 vem com um cartão de memória de 1 GB. Já a interface do software que reproduz MP3 é um tanto quanto complexa, embora razoavelmente completa.

Há opções de equalização de som e de criação de listas de reprodução, mas um porém é que não é possível reproduzir músicas por gênero. As listas de reprodução são configuradas manualmente no aparelho, música por música, o que também atrapalha um pouco.

Ao contrário da câmera e do que se poderia esperar, o software reprodutor de música não reconhece quando o visor do aparelho é virado para fora. Para controlar a música é necessário que o aparelho esteja aberto

MÚSICA NO "TV-FONE"
Outro fator que atrapalha a performance da câmera é o fato de as imagens não serem automaticamente estabilizadas, o que torna quase impossível tirar fotos não tremidas em ambientes com pouca luz.

Por outro lado, a tela giratória do aparelho, cujo objetivo primário é facilitar a reprodução da TV digital, pode ser aproveitada para a câmera, fazendo com que ela tenha o formato de uma câmera digital convencional.

Confira imagens do Samsung V820L

3G

O aparelho suporta a tecnologia 3G, com vídeo-chamadas. Mas a navegação na internet deixa a desejar: não é possível aproveitar a mobilidade da tela para navegação horizontal.

O browser do celular não reconhece quando a tela foi virada, continuando no modo vertical. Dessa forma, as páginas visitadas utilizando o celular ficam distorcidas.

Arte/UOL

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host