UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

19/08/2008 - 07h00

Funcionalidades inovadoras de celulares Wi-Fi dependem de aplicativos de terceiros

UGO POZO | Para o UOL Tecnologia
Como os aparelhos celulares estão se tornando cada vez mais parecidos com os PCs, os fabricantes também estão adotando a postura de deixar os recursos mais avançados nas mãos de terceiros.

Os três aparelhos avaliados pelo UOL Tecnologia possuem suporte a aplicativos nativos e sistemas operacionais potentes: o HTC TyTN II vem com o Windows Mobile 6, o Nokia N82 com o Symbian S60 3rd Edition e o Blackberry Pearl 8120 com o Blackberry OS.

Dessa forma, as grandes possibilidades que o acesso rápido proporcionado pelo Wi-Fi gera ficam nas mãos de aplicativos de terceiros.

Uma excelente idéia foi trazer o VoIP para o celular, o que eliminaria custos de interurbanos e ligações internacionais, por exemplo.

O suporte ao Blackberry ainda é complicado (só realizando certos malabarismos tecnológicos e gastando bastante tempo no Google você vai conseguir instalar o Skype no seu), mas o Windows Mobile 6 (utilizado pelo TyTN II) tem um cliente oficial e há um beta completamente funcional para o Symbian (do N82).

Veja fotos dos celulares avaliados

As chamadas, porém, não são gratuitas. Quando você faz uma chamada de Skype para Skype (que é gratuita no PC), o aparelho faz uma ligação para um número específico da sua cidade (no Brasil, o serviço está disponível apenas nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro) e você fala com o seu contato por esse número. Ou seja: a ligação é tarifada.

Se você faz uma chamada para um número fixo, você vai pagar duas vezes: a tarifa da sua operadora e os créditos do SkypeOut, o serviço de ligações para telefones comuns do Skype. Entretanto, esse valor acaba sendo pequeno quando comparado ao preço de uma ligação interurbana ou internacional, por exemplo.

YouTube no celular?

O suporte a streaming de vídeo, por sua vez, ainda está na fase de promessa. No caso do telefone da HTC, é preciso instalar diversos aplicativos (como uma versão modificada do componente The Core Pocket Media Player e o Flash Video Bundle) antes de pode acessar o YouTube, por exemplo.

Para o N82, o prognóstico é melhor, com aplicativos como o emTube disponíveis —quando a reportagem visitou o site oficial do aplicativo, ele estava indisponível.

O Blackberry ainda não possui um cliente capaz de acessar o YouTube, mas todos os aparelhos podem acessar o Tiny Tube, que converte os vídeos dos sites estrangeiros de compartilhamento de vídeos mais utilizados (como YouTube, DailyMotion e Google Videos) para formatos que a maioria dos celulares são capazes de exibir (como 3GP).

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host