UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

08/08/2008 - 07h00

Notebooks para gamers têm configuração potente e substituem console tradicional

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
A prática de jogos eletrônicos há muito tempo deixou de ser coisa de criança. O lançamento de um título festejado movimenta milhões de dólares e causa filas imensas pelo mundo, repletas de marmanjos ávidos pela novidade. Filmes de Hollywood são inspirados em títulos de sucesso do mundo dos games, como Resident Evil e Doom.

O mercado brasileiro, em especial, é pródigo no assunto. Há um punhado de revistas especializadas, lojas cada vez mais voltadas ao mundo dos jogos eletrônicos e sites 100% dedicados aos heróis dos videogames.

Para abocanhar um quinhão desse mercado, empresas brasileiras investem em máquinas que têm como principal atrativo a reprodução de jogos eletrônicos. Elas recheiam seus notebooks com componentes como processadores quadcore, memória RAM de 4 GB, HD de 500 GB e, depois, colocam-nos nas prateleiras com o selo "laptops for gamers".

Veja fotos dos notebooks gamers

O UOL Tecnologia avaliou os três principais notebooks especialmente voltados para fãs de jogos eletrônicos no Brasil: Amazon PC Gamer, Microboard Orion e Mirax GX 7000.

Metodologia do teste

Para realizar os testes, foram escolhidos games de baixa, média e alta requisição de hardware. Durante as avaliações, a reportagem de UOL Tecnologia instalou de games simples de cartas (como o previsível Paciência) aos de última geração (como o Crysis), passando por aqueles históricos (como o Age of Empires).

Foram analisados quesitos como qualidade gráfica, performance, qualidade de som, jogabilidade, portabilidade e, claro, custo-benefício.

Como tudo tem um preço (e alto, no caso destas máquinas), os notebooks para gamers perdem um tanto da portabilidade por seus pesos e dimensões maiores do que o comum. Em compensação, ganham (muito) em performance —de deixar até usuários experientes boquiabertos (e com as pernas doendo, já que apoiaram até 5,4 quilos durante algumas partidas de Need for Speed).

Os três trazem bons gráficos e processamento. Já a qualidade do som apresenta limitações típicas dos laptops, por trazerem caixas de som embutidas em um espaço pequeno. Nada, no entanto, que atrapalhe o prazer de jogar.
Mais no IDGNow!
Sete games gratuitos para jogar no PC
O que um PC precisa para atender aos gamers?

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host