UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

22/09/2009 - 08h00

Home theaters para quem não tem espaço sobrando em casa

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Com espaços cada vez mais reduzidos, é um incômodo instalar sistemas de home theaters com muitas caixas acústicas, como no caso dos 5.1, 6.1 ou 7.1. Como não há lugar para espalhar as caixas pelo cômodo e queremos dar um upgrade no som da TV, precisamos de home theaters pequenos, que caibam em nossa sala ou nosso quarto.

O UOL Tecnologia selecionou 3 aparelhos reprodutores de DVD que fazem bem o papel de um home theater compacto. Além disso, incluímos em nosso teste 2 home theaters compactos "Premium", sonho de consumo dos admiradores de um áudio de alta definição.

Para o comparativo de home theaters compactos, testamos o Philips CinemaOne CTS4000, o Coby Microsystem DVD468 e o Airis Supersystem L202.

Os compactos Premium que foram testados são o Bose 3.2.1 GSX e o Klipsch CS-700.

Compactos, mas com qualidade sonora

Normalmente compramos um home theater quando o som da TV não nos satisfaz mais. Então, buscamos um aparelho que nos dê uma sensação próxima a oferecida em um cinema, na comodidade da nossa casa. É aí que entram os home theaters.

Os equipamentos são formados por um receiver e caixas acústicas, responsáveis por distribuir o som pelo ambiente, dando a sensação de estar dentro da cena do filme. Os mais comuns hoje em dia são os 5.1, formado por 5 caixas acústicas e 1 subwoofer, responsável pelos graves. (Saiba como funcionam os home theaters).

O problema é que um dispositivo 5.1 ocupa muito espaço. Nesse caso, podemos optar por aparelhos menores, que são home theaters com apenas 2 caixas acústicas no caso dos 2.0 e 2 caixas acústicas mais subwoofer, no caso dos 2.1.

O subwoofer faz a diferença

O que é upscalling?

O recurso permite recalcular os pontos de uma imagem, ajustando e melhorando a imagem para
TVs de alta resolução

Na primeira parte do teste, onde analisamos o Philips CTS4000, o Coby DVD468 e o Airis L202, percebemos algumas diferenças entre eles. O Philips, que é um home theater por definição, traz recursos interessantes, como a saída HDMI com cabo incluso e o aprimoramento de imagens conhecido como upscalling, recurso presente na maioria dos home theaters intermediários vendidos no mercado. Além disso, ele conta com um subwoofer embutido, dando um reforço aos sons graves.

Já o Coby e o Airis, que são microsystems, não contam com esses recursos. São aparelhos desenvolvidos para áudio que ganharam mais tecnologia para competir com PCs e até mesmo outros home theaters.

Todos possuem um áudio de boa qualidade, mas na hora de assistir um filme, o subwoofer do Philips CTS4000 acaba deixando o som mais envolvente que o Coby e Airis, que não contam com esse recurso. O som espalha melhor pelo ambiente, e apesar de as potências serem muito próximas, ele tem um som superior aos demais.

Ambientes pequenos

Os home theaters testados são recomendados pelos fabricantes para serem utilizados em ambientes de 10 a 15 m2. Em ambientes maiores, esses aparelhos perderão a eficiência pois o som não se propagará por todo o ambiente. Nesses casos, é recomendável adquirir um home theater de 5 ou mais canais, para um melhor envolvimento sonoro.

Home theaters dos sonhos

Testamos nesse comparativo, além de home theaters compactos mais acessíveis, produtos de alta definição. Eles não entraram no ranking e foram analisados isoladamente, pois são voltados para um público consumidor bem específico.

Os home theaters testados são da marca Bose e Klipsch, conhecidos por sua qualidade em áudio hi-fi. São aparelhos 2.1 canais, com recursos como gravação de CDs de áudio na memória interna, no caso do Bose, e subwoofer sem fio, no caso do Klipsch.

O melhor home theater

O Philips CinemaOne CTS4000 foi o campeão no comparativo do UOL Tecnologia. Ele é compacto, tem saída de vídeo de alta definição com HDMI, é fácil de instalar e ainda é um dock para iPod. Pesa contra ele, o preço, muito maior quando comparado aos Airis e ao Coby.

O pior do comparativo

O Airis L202 tem atributos para competir com o Coby DVD468. Entretanto, por ter menos recursos, como não possuir entrada para cartões de memória, e nem ser um dock para iPod, acabou ficando na lanterna.

O aparelho é o mais barato do comparativo. Com preço sugerido de R$ 399, é o microsystem com jeito de home theater compacto mais barato.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host