UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

28/05/2009 - 17h00

EeePC conta com excelente sistema Linux, mas peca na manuseabilidade

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
ReproduçãoUm dos primeiros netbooks a chegar no Brasil, o EeePC, da Asus, é indicado apenas para realizar tarefas corriqueiras, como leitura de e-mails ou produção de textos, por conta de sua tela pequena e configurações não muito robustas: o modelo mais em conta vem com 512 MB de RAM, memória DDR2 e HD de 4 GB.

Se você não está acostumado a usar laptop ou smartphone, deve encontrar um pouco de dificuldade para se adaptar ao netbook. Os botões são apertadinhos e é possível que a digitação nas 80 teclas da máquina emperre um pouco nos primeiros dias de uso.

A tecla "Enter", por exemplo, está fora do local tradicional no teclado comum (logo abaixo do "Backspace"). Ao tentar apertá-la intuitivamente, o usuário pode acertar o Backspace.

O touchpad é bastante pequeno, o que também deve consumir do usuário algum tempo para se acostumar —é complicado usá-lo em jogos, mas para arrastar um arquivo, clicar em um link, por exemplo, ele funciona até que de forma aceitável.

A tela, diminuta, não ajuda caso a pessoa queira assistir a vídeos, filmes ou rodar games —entretanto, o perfil da máquina não indica, por exemplo, que se jogue títulos de última geração, apesar de estar equipada com uma placa de vídeo até que robusta e que funcione bem em experiências 3D.

Configurações

O sistema operacional que acompanha o netbook é o Linux Xandros. No geral, ele dá conta do recado e o EeePC porta-se bem principalmente se o usuário precisa de um máquina que seja uma espécie intermediária entre um notebook e um smartphone.

Em matéria de performance, entretanto, o maior problema do netbook é a memória flash embutida, que pode não dar conta do recado caso o usuário queira utilizar mais programas do que os que vêm pré-configurados no EeePC.

Para tarefas diárias, o pacote de escritórios BrOffice, o navegador e o mensageiro instantâneo funcionam bem. Se você quiser rodar mais programas, a saída é plugar o pendrive com os programas em versão "portable".

No quesito conectividade e portas, o EeePC funciona bem. O acesso a cartões de memória é ágil —SD e MMC— e o acesso à rede wireless não apresenta problemas. O acesso à web pode também ser realizado via cabo, já que a máquina conta com uma entrada específica.

Desde os testes iniciais, com cabo ou via wireless, o EeePC se mostrou uma máquina ágil e mesmo ao entrar em sites pesados, como Java, Flash ou chatos Javascripts pulando na tela.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host