UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

28/05/2009 - 17h00

Com preço de PC, netbooks de 10 polegadas unem tamanho e portabilidade na dose certa

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
O mundo da tecnologia é conhecido pela sua volatilidade. Da noite para o dia, configurações ficam ultrapassadas, máquinas torna-se peças de museu e preços caem vertiginosamente. E nesse mundo, que ocupa um lugar de destaque, são os netbooks.

Em cerca de dois anos, essas máquinas debutaram nas prateleiras — em versões de 7 polegadas— e ganharam desenvolvedores de peso ao redor do mundo. Depois da pioneira Asus, empresas como Positivo, Acer, Dell, LG e Sony investiram no nicho e se multiplicaram em diversas versões de tamanho e preço. Às de 7 polegadas, foram adicionados netbooks de 8 polegadas, 8,9 polegadas e 10 polegadas.

Hoje, os netbooks de 7 polegadas estão cada vez mais raros de serem encontrados. E os com tela maior contam com infinidades de recursos como Wi-Fi, sistemas operacionais proprietários e livres, baterias com duração estendida. Atualmente, por exemplo, o quesito top de linha dos netbooks é representado pelos que tem suporte a 3G.

Vantagens

Dentre todos os netbooks do mercado, quem ocupa um lugar de destaque são os netbooks de 10 polegadas, que equilibram itens como boa visualização e operação das funções —em netbooks de menores dimensões, digitar, por exemplo, costuma ser tarefa difícil. Também são mais fácil de carregar do que notebooks tradicionais, com dimensões maiores. O preço também é semelhante —e por vezes, mais alto— do que os laptops mais em conta, cerca de R$ 1.400.

Testes

Para avaliar o que há de mais em conta no mundo dos netbooks de 10 polegadas sem 3G, e portanto considerados equipamentos de entrada em seus nichos de mercado, o UOL Tecnologia testou três modelos atualmente encontrados no mercado: o Positivo Mobo 1050, o Asus EeePC 1000H e o LG X110.

O primeiro se destacou pela excelente usabilidade e o bom pacote de softwares que o acompanha. Entretanto, deixou a desenjar no quesito acabamento —além de apresentar certa fragilidade, o Mobo ainda conta com um led de Bluetooth, que nunca acende justamente porque o modelo não ter suporte nativo ao protocolo de tecnologia sem fio.

Já o EeePC se mostrou realmente bom na questão do acabamento e no processamento de dados de forma geral, já que é silencioso e não esquenta relevantemente mesmo quando pedem-se tarefas robustas.O modelo, por outro lado, decepcionou no conjunto touchpad e teclado, difíceis de serem operados.

Quem se saiu melhor?

Por fim, o LG X110 se mostrou o mais competente entre os avaliados em aspectos gerais —tem o melhor conjunto de hardware, suporte a bluetooth, bom pacote de softwares. Os pontos desabonadores do modelo gritantes também: é o mais caro entre os avaliados e a bateria, que dura cerca de 2,2 horas, é a menor.

Nos links ao lado direito da página, é possível navegar nas reportagens que indicam detalhadamente as vantagens e desvantagens de cada um.

PositivoAsusLG
Velocidade do processador
(em GHz)
1,6 1,61,6
Memória RAM (em GB)111
Sistema operacionalXP Home EditionXP Home EditionXP Home Edition
Dimensões (em cm)26x1,9x1826,6x1,9x19,126,1x1,9x18
Peso (em quilos)1,31,451,19

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host