UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

28/05/2009 - 17h00

Netbooks de 8,9 polegadas de até R$ 1 mil são boa opção para segundo computador

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
No final de 2007, a Asus lançou o EeePC. A idéia era colocar no mercado um sub-notebook de 7 polegadas, de baixo custo, que permitisse ao usuário realizar tarefas como navegar na internet, mandar e-mails e pouca coisa além disso. Seria uma espécie de segundo computador para usuários que já possuem um desktop ou notebook.

Com essa forte vocação à web, rapidamente a máquina foi chamada de netbook. E antes mesmo que ganhar esse apelido, concorrentes colocaram nas prateleiras outros equipamentos semelhantes. E o fiel escudeiro dos potentes PCs acabou ganhando vida própria —embora, até hoje não substitua um computador de mesa em tarefas domésticas, devido à pouca capacidade de hardware.

As ofertas no mercado cresceram, as configurações dos netbooks se ampliaram e o que antes era uma vertente de mercado se tornou um filão —bastante lucrativo, por sinal. Máquinas que de início chegavam ao mercado com distribuições Linux passaram a incorporar também o Windows. As 7 polegadas ganharam a companhia de 8,9 polegadas e até 10 polegadas. A memória flash, que garantia o armazenamento dos dados em espaços diminutos e antes a única responsável por isso, ganhou a concorrência dos HDs, que passaram a ser embutidos em algumas versões dos netbooks.

Além da Asus, com seu EeePC, nomes como Acer e Positivo entraram forte no filão e já disputam a liderança do segmento. O UOL Tecnologia avaliou os três modelos de netbooks de entrada dotados de tela de 8,9 polegadas das três empresas. No geral, com implementações parecidas, o que pode falar mais alto é mesmo o preço. No particular, cada um dos modelos tem seus diferenciais.

O Asus EeePC 900, por exemplo, por cumprir bem as tarefas do dia a dia e por ser o mais bem acabado entre os netbooks avaliados. Parece um computador de brinquedo quando fechado, mas trabalha bem quando aberto. A suíte de aplicativos tem exatamente o que o usuário precisa, inclusive com links diretos para populares serviços da web. O ponto negativo é a autonomia da bateria, que dura menos de 3 horas, e a curva de aprendizado do teclado, bastante alta.

No Positivo Mobo M890m um dos destaques é o pacote de softwares que acompanha o modelo, como o BROffice.org, de aplicativos de escritório. A bateria também ganha destaque, já que tem autonomia de mais de 4 horas. Os pontos desabonadores são as poucas portas de conectividade e o teclado muito ruim de ser operado.

Quem se saiu melhor

Por fim, o Acer Aspire One 110-1564 é o mais robusto e ágil entre os avaliados. O conjunto teclado e touchpad se destaca, oferecendo excelente experiência ao usuário. Por outro lado, a bateria "rouba" no tempo e a máquina para de funcionar antes do prometido. O conjunto de softwares que acompanham o netbook também poderiam ser melhores.

Nos links ao lado direito da página, é possível navegar nas reportagens que indicam detalhadamente as vantagens e desvantagens de cada um.

EeePC MoboAspire One
ProcessadorCeleronVIA Atom
Velocidade do processador
(em GHz)
0,9 1,21,6
Memória RAM (em MB)1512512
Sistema operacionalLinux Linux Linux
Dimensões (em cm)22,5x3,38x1722,5x3,38x1724,9x2,9x17
Peso (em quilos)0,90 1,10,9

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host