UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

25/06/2009 - 13h00

Saiba como identificar os componentes do seu PC

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Para um usuário comum, abrir um computador pode ser um grande desafio. Além de muitos parafusos, travas e lacres escondidos pelos fabricantes —que muitas vezes podem fazer você perder a garantia da máquina— vemos, ao abrir a tampa, um emaranhado de fios que muitas vezes nos deixam confusos. Nessa mistura colorida, atravessando de um lado para o outro do gabinete, vemos uma grande placa central, fixada ao fundo. Essa placa central é a placa-mãe.

Alguns computadores possuem algumas placas encaixadas na placa-mãe, em locais conhecidos como slots. Slots são conectores que possibilitam que placas externas sejam ligadas ao computador.

A partir daí, já podemos tirar algumas conclusões sobre o seu computador pessoal. Um PC que contém placas encaixadas, provavelmente deve ser um computador off-board, ou seja, possui componentes como placa de vídeo, placa de som, entre outras, ligadas externamente a placa-mãe.

Veja teste com 4 placas de vídeo potentes

Já os computadores que não possuem essas placas são considerados computadores on-board. Nada mais são que computadores que possuem chips que processam imagem, som e rede integradas na placa principal. Alguns computadores podem ter chips integrados na placa-mãe e algumas placas externas conectadas, o que também é possível.

Para melhorar o desempenho de um computador, podemos fazer um upgrade, ou atualização. Um novo componente é então instalado fisicamente, para que melhore o desempenho em uma determinada tarefa que o computador executa.

Adquirir uma placa de vídeo mais robusta para o uso no computador, em muitos casos, trará mais resultados positivos que o aumento de memória ou um processador mais rápido. Nesse comparativo, testamos placas de vídeo de alto desempenho, que servem para melhorar o processamento de vídeo do seu computador.


Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host