UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

25/06/2009 - 13h00

Saiba se o seu computador suporta uma placa de vídeo parruda

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Placas de vídeo potentes não requerem necessariamente super computadores. Uma placa-mãe que possua slots PCI Express, que são os mais comuns hoje para placas de vídeo, suporta atualização.

Deve-se ficar atento ao consumo de energia da placa, pois normalmente elas consomem muito. É necessário então comprar uma fonte de energia nova para seu computador, com uma maior potência em watts, especificada no manual do fabricante.

Ao instalar uma placa de vídeo top de linha em um computador mediano, entretanto, é preciso ter em mente que o rendimento irá melhorar, mas ficará abaixo do rendimento total possível.

Veja teste com 4 placas de vídeo potentes

Veja imagens das placas de vídeo testadas

Isso acontece porque uma placa de vídeo rápida, instalada em um computador com processador lento ou com pouca memória RAM, acaba diminuindo a velocidade da placa para a máxima permitida pelo barramento de memória ou processador, que é a velocidade de tráfego das informações dentro do computador.

Outro cuidado a tomar é o tamanho do espaço físico que você tem em seu gabinete. Normalmente, é necessário um espaço maior devido ao tamanho da placa e de seus ventiladores que refrigeram o conjunto.

Em muitos casos, a placa de vídeo acaba ocupando até o slot PCI comum que fica ao lado do PCI Express, ou seja, inutiliza um slot de sua placa-mãe.

Fique atento que um gabinete pequeno não permite a circulação do ar, o que pode acabar aumentando a temperatura em demasia. Para proteger o equipamento e não queimar nenhuma placa, a controladora desliga o sistema ao ultrapassar a temperatura ideal de funcionamento.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host