UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Imagem

17/11/2009 - 07h00 / Atualizada 17/11/2009 - 07h00

Conteúdo Full HD é destaque em três modelos de TV LCD de 32''

DANIEL SASAJIMA | Do UOL Tecnologia
Está pensando em trocar sua TV velha e quadradona por um modelo LCD novo e fininho? O UOL Tecnologia criou um guia com os principais parâmetros para uma boa escolha e também testou três modelos de televisores LCD de 32 polegadas: LG Scarlet II (32LH70YD), Samsung Série 5 (LN32B550K1MXZD) e Philips Série 5000 (32PFL5604/78).

Saiba quais fatores influenciam na escolha de uma TV LCD

A exibição de conteúdo FullHD tem boa qualidade nos três modelos mas a LG foi melhor. Temos que pensar em dois aspectos, a configuração de fábrica e o que pode ser ajustado para melhorar. Na configuração original a as TVs Samsung e Philips deixaram a imagem um pouco granulada pelo excesso no ajuste de "Nitidez". Diminuindo um pouco esse ajuste a imagem melhorou.


O Assistente de Imagens da LG auxilia na configuração de Nível de Preto e de Branco, Cor, Matiz, Nitidez horizontal e vertical, e Luz Traseira. Exibindo imagens de referência, o assistente permite que usuário faça as configurações mesmo sem conhecer o que significa cada um dos ajustes. Na Philips o assistente utiliza imagens onde o usuário escolhe a que lhe parece melhor e após alguns passos a configuração está feita. Ao final da configuração através do assistente ambas ainda precisaram de ajustes finos.

Também vale lembrar que uma TV que permite diferentes ajustes de imagem é interessante pois o melhor ajuste para filmes FullHD pode ser diferente do melhor ajuste para animações FullHD, jogos ou conteúdo SD. A Philips tem apenas uma configuração personalizada, porém as outras cinco configurações padrão devem atender a maioria dos casos.

A Samsung não divulga os números de contraste e taxa de atualização desse modelo. Porém, com a comparação, imaginamos que o contraste esteja na faixa de 50.000:1 e a taxa de atualização seja de 60Hz.

A LG, com um contraste de 100.000:1, taxa de atualização de 120Hz e tempo de resposta de 2,4ms foi quem apresentou a melhor configuração.

O modelo testado da Philips não tem conversor DTV integrado porém, existe um modelo idêntico e com conversor disponível. Tenha atenção com esse detalhe na hora de comprar e comparar preços.

A LG traz alguns recursos interessantes como o Time Machine Ready, bluetooth e saída de áudio digital ótica, que permite transmitir o som 5.1 para um sistema de Home Theater ou receiver sem perda de qualidade.

Alguns aparelhos, como o da Philips, suportam diferentes tipos de resolução dependendo da conexão utilizada. Nesse modelo a resolução máxima para a conexão VGA é de 1360 x 768, enquanto a LG e Samsung suportam 1920 x 1080 que é a mesma resolução dos vídeos Full HD.

No desempenho na hora de converter imagens em definição padrão (SD) para o tamanho e definição da tela a Samsung e a Philips se saíram um pouco melhor do que a LG, onde algumas imagens em movimento apareceram com pequena distorção. Caso você use TV por assinatura é recomendado que escolha o melhor tipo de conexão disponível entre receptor de TV e TV. Enquanto nas TVs comuns isso não faz muita diferença, em uma tela maior FullHD é clara a melhora e o investimento vale a pena.

Os três modelos permitem usar a porta USB para acessar arquivos multimídia, no entanto, a TV da Samsung reconhece apenas arquivos de áudio e imagem, não suportando vídeo. Na LG essa mesma porta USB é utilizada pela função Time Machine, portanto é necessário desativar a função para usar a porta para outra finalidade.

Pelos recursos extras oferecidos e a união de alto contraste com baixo tempo de resposta e taxa de atualização de 120Hz a LG Scarlet II foi o equipamento que se destacou durante os testes. A Samsung fica com a vantagem de ter um maior número de conexões HDMI e RF, que dependendo da configuração de sua sala podem ser importantes.

Veja a tabela comparativa dos modelos.

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host