UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Imagem

12/05/2010 - 07h01 / Atualizada 12/05/2010 - 11h18

Brasil terá sua primeira Copa em alta definição; saiba como funciona

SALVADOR NOGUEIRA||Para o UOL Tecnologia

Esta Copa do Mundo representará uma mudança importante para o público brasileiro. Será a primeira após o início das operações dos sinais de TV de alta definição no país.

ÁLBUM DE FOTOS
Divulgação
Clique para ampliar a foto

O sinal da chamada "TV digital" (nome adotado pelo governo para designar as transmissões em alta definição feitas digitalmente) está disponível em quase todas as capitais e em muitas cidades do interior do Brasil, de forma que muitos telespectadores poderão acompanhar ao menos os jogos transmitidos pela TV aberta em alta definição.

Confira ao lado aparelhos de TV e seus preços

A rigor, todos os jogos do torneio terão geração de sinal em alta definição. Isso porque a captação das imagens é responsabilidade da Fifa, que mantém um padrão único para todas as transmissões. Ou seja, a federação internacional de futebol se encarrega de produzir as imagens dos jogos com suas câmeras e apenas comercializa esses sinais para que empresas de comunicação ao redor do mundo os transmitam.

Pelo grau de novidade no Brasil, talvez ainda seja confuso esse conceito de "sinal HD". Mas, na verdade, não tem muito segredo.

Alta definição decifrada
As transmissões de TV convencionais são analógicas (ou seja, não codificam as imagens em bits, que são então convertidos em pixels, como acontece com os sinais digitais) e têm apenas 480 linhas horizontais de resolução.

Os sinais HD, possíveis graças à sofisticação da tecnologia no processamento de imagens, são totalmente digitais. Mas não é isso que faz deles sensacionais. A grande novidade é que eles possuem resolução muito maior. Se as transmissões analógicas, ou mesmo digitais, em resolução convencional possuem 480 linhas, os sinais digitais podem atingir até 1080 linhas.

A captação das imagens, em si, não é complicada. Saem de campo as velhas câmeras analógicas e entram modernos equipamentos capazes de registrar imagens nessa resolução mais alta.

Hoje, existem até equipamentos não-profissionais capazes de filmar em alta resolução. E não custa lembrar que, mesmo nesse alto nível de qualidade, uma imagem em 1080 linhas de resolução ainda tem menos informação visual, por exemplo, que um fotograma de filme de 35 mm, tradicionalmente usado em produções cinematográficas. Por isso que é possível para os estúdios pegar velhas produções (e estamos falando de velhas mesmo, como "E o Vento Levou", de 1939) e remasterizar em alta definição, com resultados impressionantes.

Para a Fifa, não há novidade nas transmissões em HD. A última Copa, em 2006, na Alemanha, já teve sinais de alta definição. A novidade mesmo é que, pela primeira vez, esses sinais serão recebidos no Brasil.

Para ver a Copa "em alta"
Para sintonizar os canais abertos que transmitirão jogos em HD, basta ter um conversor e uma antena UHF. Isso, evidentemente, se você estiver em uma cidade em que esses sinais já estão disponíveis.

Mas aqui vai um aviso aos navegantes: de nada adianta comprar um conversor, uma antena UHF e tentar plugar tudo num televisor velho, daqueles com tubo de imagem. A imagem desses aparelhos é inferior até à gerada em definição convencional (480 linhas), de forma que não haverá ganho de qualidade.

O ideal é ter um televisor de plasma, LCD ou LED, de preferência (mas não necessariamente) com resolução Full HD (que permite exibição real de todas as 1080 linhas do padrão de alta definição). Aí sim vale a pena comprar um conversor (caso ele não tenha vindo embutido na TV) e uma antena UHF para pegar os sinais das TVs abertas.

Para jogos em HD em canais por assinatura, é preciso se certificar com a sua operadora de que o pacote que você tem em casa possui os canais em alta definição. No momento, há poucas opções esportivas de canais HD fechados no Brasil. Há o ESPN HD (no momento, vendido somente pela operadora Sky) e o Globosat HD (que costuma ter transmissões de jogos com a marca Sportv HD).

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host