UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Imagem

18/09/2008 - 07h00

Filmadoras gravam em DVD e melhoram visual dos vídeos amadores; testamos 3 modelos

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Esqueça as filmagens com acabamento caseiro, à la "A Bruxa de Blair" (longa metragem de terror lançado em 1999 e com visual propositalmente tosco) — hoje, já existem no mercado câmeras filmadoras compactas que gravam direto em DVD de oito centímetros e oferecem boa qualidade de imagem e captação de som.

Mas não pense que essas filmadoras param na captação de imagens. Além de filmar, elas ainda vão além: também tiram fotos com boa qualidade, armazenam dados em cartões de memória, contam com zoom privilegiado e tem integração fácil com computador, permitindo a edição das imagens gravadas.

Para avaliar qual a melhor opção de compra em filmadoras que gravam em DVD, o UOL Tecnologia testou três modelos mais populares do mercado: Sony DCR-DVD910, Samsung SC-DX 103 e Canon DC 310.

Conheça as três filmadoras DVD avaliadas pelo UOL Tecnologia

Entre os quesitos considerados, foram observados itens como qualidade de áudio e vídeo, usabilidade, portabilidade e design e itens diferenciais. Confira abaixo e nos links da imagem acima.

Qual a melhor?

O registro de áudio e vídeo é o fator determinante da qualidade de uma filmadora portátil. De nada adianta ela gravar em DVD ou ter zoom de 70 x se o que aparece na tela são imagens granuladas ou brilhantes demais.

Durante os testes, a filmadora que se saiu melhor no conjunto áudio e vídeo foi a Sony DCR-DVD910, seguida de perto pela Samsung SC-DX 103. Ambas deixam um pouco para trás a Canon DC 310. Em ambientes fechados e com luz média, as três se portam de forma idêntica no quesito imagens.

Entretanto, em ambientes muito iluminados ou com brilho em excesso, quem oferece melhor resolução das imagens é a Sony - com nitidez exata e com o controle de brilho sendo ajustado rápida e automaticamente pela própria filmadora.

Outro ponto que chamam a atenção na câmera é o reconhecedor de face, que coloca quadros na tela de 2,7 polegadas de LCD (idêntica em tamanho e formado às das concorrentes Samsung e Canon) e aperfeiçoa os ajustes de imagem para melhor capturar rostos.

O áudio capturado pela Sony também é o que melhor flui pelas caixas de som quando reproduzidos - a variação de volume quando a fonte do som se aproxima ou se distancia da câmera não é brusca, sendo ajustada eletronicamente pelo equipamento. O resultado é facilmente perceptível.

A Samsung está logo atrás da Sony - menos pela qualidade final da imagem e mais por alguns detalhes, como o reconhecimento de face e o ajuste eletrônico de áudio. A câmera tem excelente resolução de vídeo, precisando de poucos ajustes quando operada em ambientes com brilho ou claridade em excesso. Uma vez devidamente configurada, o resultado da filmadora é idêntico ao da Sony.

Modelo decepcionou

Na rabeira do comparativo está a Canon, com a pior qualidade na imagem. Em ambientes claríssimos e imagens em que a luz do Sol incide sobre o a cena que está sendo filmada, a câmera não se porta bem. São necessários ajustes na configuração da filmadora e, por mais que personalize as configurações, o resultado final fica atrás das concorrentes.

A filmadora é a que tem o zoom de maior destaque - 4 x - mas quando usado em sua totalidade há granulação acima do esperado - no talo, tanto a Sony como a Samsung se portam sem granulação, com imagem límpida.

Quanto ao áudio, a Canon é também a filmadora que tem o microfone com maior alcance. Embora no conjunto a Sony se porte melhor nesse quesito, somente a Canon capturou fontes de áudio em grandes distâncias.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host