UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Imagem

24/02/2009 - 07h01

Tocadores de Blu-ray apresentam visual limpo e boa conectividade

FERNANDO MUCIOLI | Para o UOL Tecnologia
Panasonic DMP-BD30, o Samsung BD-P1500 e o PlayStation 3 apostam no design mais clean possível para uma boa harmonia com a sala de estar. O maior —mais pesado e chamativo, com 5kg— é o PlayStation 3, aparelho da Sony que faz vezes de tocador de Blu-ray e de videogame. Mesmo assim, suas formas arredondadas e possibilidade de ser posicionado na vertical faz com que ele se adapte bem a praticamente qualquer ambiente.

O DMP-BD30 da Panasonic pode não chamar tanto a atenção, mas é o mais largo dos produtos analisados com 43 centímetros. É também o que se pode dizer que tem o visual mais retrô: seus visores e tampas na parte posterior —que protegem a entrada de disco, dos botões de comando e a entrada para cartão de memória SD— dão uma idéia de "videocassete moderno".

Já tocador de Blu-ray da Samsung segue a mesma linha quase retrô do aparelho da Panasonic, mas com um design mais moderno para os seus botões e algumas luzes extras para completar o visual.

A quantidade de fios passados pela sala não se diferencia muito do que se tem hoje com um tocador de DVD padrão. Cabos de força e vídeo passando por baixo e por trás de móveis não são mais novidade.

DICIONÁRIO DE CABOS

Vídeo Composto - De pior qualidade. É identificado pelos três cabos de coloração branca, vermelha e amarela.

S-Video - Conector maior, que leva separados os sinais de cor e luminosidade. Tem qualidade melhor que do Video Composto.

Vídeo Componente - Identificado pelos cabos de cor verde, vermelha e azul - cada um levando uma parte do espectro de cor. Dentre os analógicos é o de qualidade mais alta.

HDMI - Formato digital que pode levar tanto sinal de vídeo quanto de áudio. É o mais avançado disponível no mercado.

Uma possível vantagem nesse sentido é que o cabo HDMI (usado para imagens de alta definição) também passa o sinal de áudio, e isso eliminaria a necessidade dos fios de som. Isso, claro, levando-se em consideração que outros cabos similares —como os para se ligar um Home Teather, por exemplo— sejam usados.

O processo de instalação nos três casos é simples —como mencionado, não difere de um tocador de DVD— e é explicado em detalhes nos manuais impressos de cada produto. A desvantagem nesse ponto fica com o PlayStation 3: como o produto é importado, não há explicações em português.

Todos os aparelhos testados pelo UOL Tecnologia possuem entradas de vídeo composto, vídeo componente e HDMI, só o Panasonic tem S-Video. Mas as diferenças realmente grandes começam partir do quesito áudio.

O tocador de Blu-ray da Panasonic é o que oferece opções mais completas para os audiófilos e consumidores com todo tipo de televisor: áudio analógico 2.0, Surround 5.1 para Home Teathers e saídas óptica e a coaxial para quem um receptor digital.

O PlayStation 3 e o Samsung BD-P1500 também possuem a saída óptica, que permite o envio de áudio digital —inclusive com 7.1 canais, de melhor qualidade no primeiro, mas menos opções analógicas. O importante é saber quais entradas o seu aparelho de TV possui e montar o seu cinema em casa de acordo.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host