UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Imagem

14/07/2009 - 10h00

Testamos quatro modelos de câmeras digitais à prova d'água

CAUÃ TABORDA | Para o UOL Tecnologia
Houve um tempo em que a fotografia submarina, seja em belas paisagens oceânicas ou mesmo em rios e fotos de surf, era algo inimaginável para o fotógrafo comum. Equipamentos como caixas estanque e outros acessórios necessários custavam tanto, ou mais, que as máquinas para essa finalidade (geralmente profissionais).

Mas com o passar do tempo e avanços, hoje qualquer pessoa pode mergulhar levando nada mais que sua câmera digital compacta, sem a preocupação de danificar seu equipamento.

Assim, registrar momentos divertidos na piscina, em mergulhos em rios e no mar ou mesmo para os esportistas aquáticos, de profissão ou ocasião, se tornou algo simples e acessível.

Para facilitar sua escolha e ingresso no mundo das imagens, o UOL Tecnologia avaliou em campo, ou melhor, embaixo d'água, quatro modelos de câmeras fotográficas subaquáticas digitais.

Como as câmeras subaquáticas são o equivalente do "carro esporte" das máquinas digitais compactas, cada modelo reúne o que as empresas possuem de melhor em recursos e praticidade: estabilizador de imagem, zoom ótico, LCDs com boa definição, reconhecimento de face, modo macro e gravação de vídeo.

Os produtos testados são as Olympus Tough 8000 e Stylus 1030SW, a Panasonic Lumix TS1 e a Fujifilm Finepix Z33 WP. Para realizar o teste, seguindo as especificações técnicas de cada equipamento, foram convidados a estudante Naiara Ribeiro e o surfista Livius Lawrence, para um banho de piscina.

Em meio às bolhas

Quem gosta de surfar ou se divertir na piscina, sabe que a brincadeira está garantida em profundidades que não precisam passar de dois metros.

Assim, os modelos Z33 da Fuji e o TS1 da Panasonic são os mais indicados, já que alcançam profundidades que vão a até 3 metros e possuem boa resolução.

Quem foi a melhor do teste

1º Olympus Tough 8000
2º Panasonic Lumix TS1
3º Olympus Stylus 1030
4º Finepix Z33 WP
Os que gostariam de atingir maiores profundidades e registrar corais, naufrágios e outras belezas aquáticas, podem optar pelos modelos da Olympus (o Tough 8000 e Stylus 1030), ambos para profundidades de até 10 metros.

As imagens com melhor qualidade capturadas no teste são da Tough 8000, que possui 4 opções para cenas subaquáticas, uma delas sendo o modo macro, para absorver detalhes de corais, por exemplo.

Peixes fora d'água

Como são máquinas digitais completas, os modelos testados também realizam o trabalho comum a todas as câmeras digitais, que é registrar fotos e vídeos fora do ambiente aquático.

Neste quesito todas as câmeras possuem um bom desempenho e gama de recursos, como modo panorâmico, macro e zoom ótico.

Mas a Panasonic TS1 merece destaque. A câmera registra vídeos em HD (High Definition) com 1280 x 720 pixels no formato AVCHD, o que é muito superior aos vídeos em AVI dos outros modelos do teste.

Mas o poderoso recurso tem seus pontos negativos. O software que acompanha a máquina e trabalha com esse tipo de arquivos não é compatível com Mac, deixando os usuários Apple a ver navios.

Você pode conferir todos os detalhes das câmeras navegando no menu ao lado direito da página, ver fotos dos equipamentos testados e uma tabela comparativa com todos os dados das câmeras.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host