UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Imagem

03/11/2009 - 08h00

DVDs para o teto do carro garantem sossego durante viagens longas

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Viagens longas de carro podem se transformar em diversão para os passageiros, principalmente, crianças. Para tornar a viagem menos cansativa e mais prazerosa, é possível deixá-las vendo seu desenho preferido ou deixar o passageiro assistindo a um filme, como em uma viagem de avião.

O UOL Tecnologia testou aparelhos para serem montados no teto do veículo, para os ocupantes do banco traseiro ficarem entretidos durante a viagem e deixarem em paz o motorista.

Foram testados o Delphi Carcine RDVD 840, o Clarion OHM875VD e o Zenec ZE-MR1020-DVD. O Delphi e o Clarion são leitores de DVD com tela de 8 polegadas e o Zenec possui tela de 10,2 polegadas.

Em comum, os três aparelhos são leitores de DVD voltados para instalação no teto do veículo. Todos acompanham fone de ouvido sem fio por infravermelho e iluminação interna por leds brancos. Para que todos no carro ouçam o som do DVD, é preciso ligá-lo no som do carro. Isso serve para todos os modelos.

A principal vantagem que o leitor de DVD de teto leva em cima dos demais aparelhos, é que, quando desligado com o carro parado na rua, por exemplo, o aparelho passa completamente despercebido por olhares curiosos. Ou seja, desligado, o aparelho chama pouca atenção e você não corre o risco de ter seu vidro quebrado por algum ladrão oportunista. Além disso, não é necessário comprar um tocador de DVD e as telas separadamente, pois o produto já vem com tudo o que é necessário para instalar e usar.

Diferente dos DVDs que são usados no painel, que não podem reproduzir vídeos com o veículo em movimento, os DVDs de teto usados para os passageiros do banco traseiros não tiram a atenção do motorista, que não vê as imagens, dando segurança e entretenimento aos passageiros.

Qualidade das imagens e do áudio

As imagens dos três aparelhos foram bem similares, apresentando uma boa qualidade sob todos os ângulos. O Delphi deixou um pouco a desejar quando visto de baixo para cima, pois era necessário deixar a tela praticamente perpendicular a linha dos olhos para que a imagem pudesse ser vista com clareza.

O áudio reproduzido nos fones de ouvido era de boa qualidade. O único que reproduziu um som mais abafado foi o Zenec, algo que seria solucionado se os ajustes de áudio fossem mais apurados. Falta em todos os aparelhos um melhor controle de graves e agudos, para um ajuste mais fino do áudio reproduzido pelos DVDs. Como são fones de ouvido por infravermelho, o áudio fica mais limpo e sem interferências quando os fones estão de frente para o aparelho.

Usabilidade

Quem está acostumado a manusear aparelhos domésticos de DVD não terá dificuldades para operar esses tocadores. As funções do controle remoto são exatamente as mesmas dos aparelhos usados em casa, como mudança de legendas, idiomas do áudio, acessar o menu do disco, ou menu do aparelho. Os menus dos três aparelhos são exatamente iguais visualmente, variando algumas funções para mais ou para menos.

Pontos positivos de cada aparelho

O Delphi Carcine RDVD 840 pode ser encontrado em concessionárias da Fiat e lojas de acessórios. A vantagem de instalá-lo na concessionária como equipamento original é que você pode evitar dores de cabeça no futuro, pois a instalação de um aparelho desse tipo altera a originalidade e pode afetar a garantia de fábrica. O aparelho lê arquivos DivX e tem entrada USB. Sua entrada de A/V lateral também ajuda, pois é possível ligar qualquer aparelho externo diretamente no RDVD 840 sem grandes problemas. Além disso, acompanham 2 fones de ouvido e é o DVD mais barato do comparativo.

Já o aparelho Zenec ZE-MR1020-DVD conta como diferencial a entrada para cartões de memória SD, MMC e MS. Assim como o Delphi, ele tem uma porta USB e lê arquivos DivX. Sua entrada traseira A/V é bem posicionada, pois não atrapalha a visualização da tela.

O Clarion OHM875VD têm um melhor design e acabamento, tanto do fone quanto do aparelho, que são muito bem cuidados. Além disso, ele lê MP3, WMA, JPG e arquivos DivX.

Quem se saiu melhor

O Delphi Carcine RDVD 840 se saiu melhor no comparativo. Sua imagem e os fones de ouvido de boa qualidade, dão a ele um bom conjunto para entretenimento. Além disso, o aparelho conta com a entrada USB e entrada lateral de A/V, facilitando na hora de ligar um aparelho externo como um videogame, por exemplo. Esses atributos somados com o preço mais em conta, deram a ele a vitória nesse guia de produtos.

Quem ficou na lanterna

Apesar dos bons atributos do Clarion OHM875VD, o aparelho fica devendo nas funções adicionais que seus concorrentes têm. Ele não possui entradas para cartões de memória como o Zenec e nem USB. E não possui entrada A/V lateral ou traseira, que facilitam e muito na hora de ligar um aparelho externo. Além disso, o design do controle remoto exatamente igual ao Zenec destoou do seu conjunto, com seu belo aparelho e fone de ouvido.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host