UOL Notícias Tecnologia

10/12/2007 - 09h30

Guia revela o que considerar para comprar o notebook ideal

RAFAEL RIGUES | UOL Tecnologia
Entra ano, sai ano, os preços não param de cair e os notebooks estão cada vez mais acessíveis. Se antigamente eles eram um sonho distante, símbolo de status, atualmente são uma alternativa cada vez mais popular, principalmente como uma "segunda máquina" para a casa. Segundo dados da Intel, 28% das famílias que já têm um computador e procuram uma segunda máquina optam por um notebook. A oferta nunca foi tão grande e, graças a incentivos do governo e à queda do dólar, várias novas marcas estão pipocando no mercado, competindo ferozmente com as mais tradicionais como Dell, HP, Lenovo, Toshiba e outras.

Em meio a tantas marcas e ofertas nas lojas, você sabe identificar o notebook que realmente vai atender às suas necessidades? O UOL Tecnologia ensina como (use os links ao lado para navegar).

Um dos principais erros cometidos é levar o modelo mais "bonitinho". O problema é que a aparência esbelta e acabamento brilhante de nada adiantam na hora em que você mais precisa, seja com poder de processamento para fechar aquela planilha gigantesca da empresa ou com autonomia de bateria para você usar o micro durante uma viagem de avião. E são tantas as opções em processadores, memória, disco, interfaces de rede e tipos de tela, e tantas combinações possíveis entre estes itens, que fica difícil determinar se aquele modelo que está na sua frente é mesmo um bom negócio ou vai te desapontar assim que for ligado.

A primeira coisa a fazer é responder a pergunta: "para que eu vou usar este notebook?". Com isso você consegue descobrir o que vai precisar em termos de hardware. Se você só quer navegar na Internet e redigir documentos, uma máquina básica, de menos de R$ 2.000, dá conta do recado sem problemas.

Se você faz questão de levar todas as suas fotos e vídeos junto com você, pode ser interessante investir um pouco mais, em um modelo com um HD maior e quem sabe um gravador de DVD. Usuários corporativos freqüentemente precisam de recursos de segurança, como leitores de impressões digitais, e se você é gamer ou cineasta não vai se contentar caso o modelo escolhido não tenha uma tela enorme, o maior HD e o processador mais rápido que conseguir encontrar.

Foi pensando nisso que o UOL Tecnologia elaborou este guia, onde apresentamos os pontos mais importantes a considerar na hora de comprar um notebook, o que procurar e, o mais importante, o que evitar.

Afinal, as armadilhas e más escolhas estão por toda parte. Montamos também um guia com algumas máquinas bastante interessantes, em vários segmentos de mercado. Esperamos que, ao terminar de ler o guia, você tenha condições de realizar, com confiança, o sonho do notebook próprio. Boas compras!

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host