UOL Notícias Tecnologia

13/06/2008 - 08h01

Multifuncionais USB: dê adeus ao PC para imprimir fotos e documentos

MARCELO AYRES | Para o UOL Tecnologia
Multifuncionais são aparelhos que reúnem em um único lugar impressora, scanner e copiadora. Alguns modelos ainda incluem fax.

Uma das vantagens é que o equipamento ocupa menos espaço no escritório ou em casa do que ter cada um deles separado. Sem falar no preço. Os dois modelos testados pelo UOL Tecnologia, por exemplo, HP Photosmart C7280 e Lexmark X4550 custam, respectivamente, R$ 1.499 e R$ 699.

Além disso, os multifuncionais modernos possibilitam imprimir documentos e fotografias direto da câmera ou de um dispositivo portátil, sem precisar de um computador.

Basta plugar a câmera no aparelho e escolher qual imagem você quer imprimir, por exemplo. Apenas a função scanner ainda precisa do PC.(Clique nos links ao lado para saber como as impressoras se saíram nos testes)

Mais compactos e digitais

Até a idéia de que os multifuncionais são equipamentos grandes e sem estilo se torna ultrapassada perto dessa nova geração de aparelhos.

O modelo da HP, por exemplo, tem pouco mais de 45 centímetros de largura por 44 centímetros de profundidade. Já a da Lexmark mede 45 centímetros por 32 centímetros (largura e profundidade).

Para comparação, uma impressora da HP modelo Deskjet 6940 tem a mesma largura que os multifuncionais. Já na profundidade, só a impressora sai ganhando: apenas 14,4 centímetros.

Além disso, vêm equipados de fábrica com rede wireless padrão 802.11 b/g, o que permite dar adeus aos fios e a instalação é fácil e intuitiva.

Veja como instalar o equipamento

Menus

Para facilitar o acesso aos menus e ainda visualizar as imagens que são impressas diretamente dos cartões e câmeras, o HP C7280 vem equipado com um visor LCD de 2,4 polegadas.

Já o da Lexmark se limita a duas linhas de altura e 5,5 centímetros de comprimento —que não permite visualizar as imagens de dispositivos conectados a ele.

Por conta do display maior, o multifuncional da HP oferece acesso às funções com muito mais interatividade e facilidade de uso. Além disso, o software HP Photosmart Express auxilia o usuário a escolher como quer imprimir suas fotos.

Ambos os menus são em português, mas o da HP é mais intuitivo e traz dicas de uso dos recursos.
Mais em IDG Now!
Fotos: multifuncionais para a sua casa
Multifuncionais a jato de tinta são boa opção para se usar em casa

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host