UOL Notícias Tecnologia

20/02/2009 - 07h00

Tablet PC é excelente opção para quem desenha no computador

SÉRGIO VINÍCIUS | Para O UOL Tecnologia
Faça um teste antes de continuar lendo este texto. Abra o editor de imagens do seu computador —seja ele um PC, um notebook ou que quer que você esteja usando. Desenhe um carro utilizando o mouse, o teclado, o touchpad. Quando terminar a obra de arte, volte ao texto.

O resultado da experiência deve ter ficado bem ruim. No mínimo, foi trabalhoso fazer o desenho. Seria muito mais fácil se você tivesse uma caneta no lugar do mouse e pudesse desenhar diretamente na tela da máquina - que ficaria devidamente paralela à mesa, em torno de 180º.

Essa facilidade tem nome e atende por tablet PC. Trata-se de um tipo de notebook, normalmente de 12 polegadas, que permite ao usuário mover a tela em 180º. Vem acompanhado de uma caneta especial e tem tela sensível ao toque. É possível utilizar o "monitor" para escrever, desenhar ou apagar os rabiscos.

Os tablets são muito utilizados por profissionais que precisam desenhar constantemente e necessitam de fidelidade no resultado final da obra.

Veja álbum dos equipamentos

Para avaliar o que há de melhor no mercado brasileiro, o UOL Tecnologia testou três modelos de tablet PCs: o recém-lançado Amazon PC Tablet 12 L97, o bom HP Pavilion tx2075BR e o veterano Lenovo X61. Também foram realizados testes com a espartana mesa tablet para PCs Trust, que tem valor de mercado de R$ 250.

A principal função de um tablet PC é facilitar a vida de quem precisa representar na tela ícones feitos à mão. Por isso, os primeiros itens avaliados nos tablets foram a usabilidade e a interação entre tela, caneta e mãos e braços do usuário. Para tanto, foram utilizados os programas gráficos Paint e Gimp. Peso do equipamento e portabilidade também foram fatores importantes.

Amazon PCHP PavilionLenovo
Dimensões
(LxAxP, em cm)
22,4x3,5x30,622,4x3,26x30,626,7x2,7x26,7
Peso (em kg)2,11,941,93
Velocidade do
processador
1.83 GHz1.9 GHz1.6 GHz
HD (em GB)25016080
Memória RAM (em GB)421
Tela (em polegadas)121212
Leitor biométricoSimSimSim
Sistema operacionalVista Home PremiumVista Home PremiumVista Business
Preço (em R$)3.4993.5997.199
SiteAmazon PCHP PavilionLenovo
Compare preçosShopping UOLShopping UOLShopping UOL
Pontos positivosMais robusto e potente entre os avaliados; mais barato entre os avaliadosMelhor experiência de usabilidade; melhor tela e caneta entre os avaliadosSoftware de treinamento da caneta é excelente; touchpad e teclado se destacam pela facilidade e quase dispensando teclados e mouse periféricos
Pontos negativosTeclado e touchpad exigem grande curva de aprendizado; lançado há pouco tempo, ainda tem de apresentar melhoriasPoderia ter configuração mais robusta; touchpad em metal poderia ser menos sensívelPreço absurdamente alto; design antiquado e sistema um tanto lento

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host