UOL Notícias Tecnologia

09/04/2010 - 07h00

Práticos e cada vez mais completos, eletrônicos ajudam a manter a forma

ANNA CAROLINA MELLO||Para o UOL Tecnologia
  • Flávio Florido/UOL

    Entre os produtos testados está o Nike Plus, que capta o ritmo da corrida e distância através de um chip acoplado ao tênis desta marca. Os dados são enviados ao iPod ou a uma pulseira

ÁLBUM DE FOTOS
Flávio Florido/UOL
Clique para ampliar a foto

Medir a freqüência de batimentos cardíacos durante o exercício, calcular o gasto calórico, melhorar o desempenho. Quem pratica alguma atividade física – seja o maratonista ou o caminhante de fim de semana – tem, hoje, cada vez mais recursos para controlar o resultado dos exercícios. O grande trunfo dos eletrônicos de fitness é a autonomia que eles oferecem aos usuários domésticos: foi isso o que mostrou um teste do UOL Tecnologia com quatro alternativas de monitoramento: um que auxilia no treino de corrida, um para ciclistas, um frequencímetro com GPS, que se aplica a qualquer atividade terrestre, e uma balança de funções múltiplas.

Cada vez mais presentes no mercado, os gadgets que antes eram poucos e se resumiam a medidores tornaram-se mais modernos. A grande maioria teve seu funcionamento alterado pela interação com o computador e os tocadores de MP3. Quase todos oferecem armazenamento de dados do atleta, ajudam a estabelecer metas de acordo com cada perfil e checar se os resultados correspondem a níveis saudáveis. Além disso, em alguns casos, é possível compartilhar tudo com quem também usa o mesmo produto, participando de uma comunidade online.

O mais prático entre os produtos testados, o Nike Plus capta ritmo da corrida e distância através de um chip acoplado ao tênis desta marca, e envia os dados para o iPod ou para o SportBand, uma pulseira especial, com saída USB. Quando os dados são descarregados no computador, são cruzados com informações do perfil online do atleta, feito antes, no site do produto.

Bastante intuitivo, o Nike Plus economiza na parafernália e não incomoda na hora do treino – só falha em não medir batimentos. No site, uma comunidade e diversos programas com metas, que respeitam o nível individual, ajudam na motivação. Quem quer aderir, no entanto, é obrigado a comprar um modelo novo de tênis Nike, que aceite o chip, além de ter um tocador de MP3 da Apple – ou adquirir a pulseira.

O frequencímetro RS300X da Polar é imbatível no que diz respeito a monitoramento. Com visor de pulso, fita de peitoral e localizador GPS, ele mede distâncias e cruza as alterações cardíacas com peso, idade, altura, sexo e tipo de atividade física. O resultado é o controle do desgaste e do ritmo, adequado às metas de cada um, seja perda de peso ou ganho de condicionamento. Conta ainda com o armazenamento de tudo isso para acompanhar a evolução. Mas o que garante tanta informação e precisão é justamente o principal defeito do Polar: quem não está acostumado pode se incomodar com tantos aparatos grudados ao corpo.

A mesma marca de monitores oferece um aparelho específico para ciclistas. Além de manter boa parte das funções do frequencímetro, o Polar CS400 é bastante eficiente na medição de velocidade, distância e das variações de percurso. Vem com a fita de peitoral e um computador de treino acoplado à bicicleta, e oferece uma precisão difícil de ser calculada sem a ajuda de equipamento. No entanto, tem um visor pequeno - dependendo de onde ele for instalado, de acordo com o modelo da bicicleta, pode ser difícil enxergar os números durante o treino.

Para quem se exercita e até para quem é sedentário, o controle de índices específicos como a massa muscular, gordura corporal, porcentagem de água e massa óssea pode ser estimado pelos sensores da balança HON 00823 Ice, da Plenna. Leve e muito bonita, ela armazena perfis de até 10 pessoas, cruza dados e calcula os índices. Mas não ficam guardados nela os variáveis, que aparecem rápido demais no display - o que obriga a apelar para o lápis e papel para registrar os resultados.

Com funções e vantagens diferentes, alguns produtos podem ser considerados complementares. Em comum, todos têm a proposta de garantir autonomia a quem faz atividade física e busca controle sobre o que acontece com o físico. Ao mesmo tempo que garantem liberdade, se não usados com cuidado e conhecimento dos limites individuais, podem resultar em dano à saúde. Continua sendo indispensável a avaliação médica. E tão importante quanto prestar atenção aos números e bips é escutar o próprio corpo.

  • Flávio Florido/UOL

    Frequencímetro RS300X da Polar está entre as alternativas testadas pelo UOL Tecnologia

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host