UOL Notícias Tecnologia

24/11/2010 - 07h00

Como leitor de textos, GalaxyTAB mostra-se um excelente computador tablet

SÉRGIO VINÍCIUS || Para o UOL Tecnologia
  • Divulgação

Como leitor de textos eletrônicos, o Samsung GalaxyTAB é ruim. Sua tela de 7 polegadas quase nunca permite que o usuário veja as fontes na tela em tamanho agradável aos olhos. Ao aumentar as letras de um livro de contos de Machado de Assis em PDF, por exemplo, as páginas não aparecem inteiras e é necessário arrastá-la para cá e para lá para que se conclua a leitura.

Quando o conteúdo já está previamente formatado para o equipamento - como ocorre quando se acessa o assistente de mídia do tablet, que conta com jornais, livros e as revistas, prontos para serem lidos e baixados - a situação melhora. A “página” normalmente redimensiona de acordo com a tela, não importando o tamanho das letras. A leitura torna-se quase (veja bem, quase) agradável. Ainda é melhor ler um livro em papel e tinta.

O GalaxyTAB vem com dicionários de português e de espanhol, mas não é fácil acessá-los enquanto se lê algum livro. É necessário alternar programas e “janelas”, como ocorre em um computador tradicional.

Para incluir livros no tablet, deve-se baixá-los via web. Há um aplicativo no GalaxyTAB chamado "Livros Digitais", que leva o usuário a uma página da Samsung que aponta para os principais repositórios de e-books grátis. Então, basta clicar nos nomes das obras e baixá-las. Nos testes do UOL Tecnologia, foram adquiridos itens nos formatos “.txt” e “.pdf”. Há a possibilidade de o sistema operacional Android, do aparelho, ler arquivos ePub também.

O tablet já “sai de fábrica” com alguns livros - normalmente os primeiros capítulos instalados. Esses são muito bons de ler, ao contrário dos em “.txt” e “.pdf”, nos quais é necessário aumentar a tela.

Sobre os jornais: você baixa e pode ler o conteúdo, de acordo com alguns modelos de negócios. É possível, por exemplo, ler tudo gratuitamente. Há também a possibilidade de degustar gratuitamente o conteúdo por um período determinado. Em outros casos, somente algumas páginas. Há um ícone chamado "Loja Online", na qual você escolhe o que quer ler por país ou por idioma. Do Brasil, há “Valor Econômico”, “Folha de S.Paulo”, “Estado de S.Paulo”, “Agora”, “Jornal do Dia”, “Correio da Bahia”, “Litoral Norte News”, “Jornal da Metropole” e “O Diário do Norte do Paraná”.

A prova cabal de que o produto, como leitor de textos, é um excelente tablet aparece no quesito multimídia. Quando o usuário recorre a itens como filmes, séries, clipes, acesso à internet, YouTube, TVs analógica e digital, o Galaxy Tab mostra-se impecável. Com ótima qualidade de áudio e de vídeo (exceção feita às marcas de dedo na tela), começa-se a entender porque a Samsung pede R$ 2.799 no brinquedinho.

É bastante divertido e fácil brincar com o Galaxy Tab. Com poucos cliques nos ícones que aparecem no Android, é possível acessar e configurar o acesso Wi-Fi, ler e-mail ou acessar o Android Market, que vende aplicativos. É simples também fazer ligações -- basta clicar no botão “Telefone”. O desconfortável, e esquisito, seria colocar na orelha um trambolho de quase 20x11cm e dizer “alô”. Ainda bem que há as opções de viva-voz (com excelente áudio) e um fone para colocar na orelha (desconfortável, aperta o lado externo dela). Carregá-lo no bolso de uma calça masculina - embora caiba - também é estranho: parece que está se levando uma frigideira na perna. Como telefone móvel, o Galaxy Tab também se mostra um ótimo tablet.

Samsung GalaxyTAB
Preço sugerido: R$ 2.799.
Site: Samsung GalaxyTAB.
Pontos positivos: Excelente na parte multimídia, tem áudio e vídeo perfeitos.
Pontos negativos: Ainda causa desconforto para ler obras grandes.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host