UOL Notícias Tecnologia

24/11/2010 - 07h00

Leitor de bolso, e-reader da Positivo tem tela boa e interface complicada

GUILHERME TAGIAROLI || Do UOL Tecnologia
  • Flavio Florido/UOL

O Positivo Alfa Wi-Fi é o segundo leitor eletrônico lançado pela empresa no país. A única diferença entre as duas versões é que o segundo modelo oferece conexão à internet via Wi-Fi. De resto, as especificações são as mesmas: 17 cm de altura, 12,4 cm de largura e 240 gramas. O leitor de e-books branco e preto tem memória interna de 2 GB, suficiente para 1.500 livros, que pode ser expansível com cartão micro SD para até 16 GB.

A aquisição de títulos para o Alfa pode ser feita, basicamente, de duas formas: conectando o dispositivo na porta USB do computador ou via Wi-Fi – ao acessar o browser, já há link direto para a Livraria Cultura, Livraria Saraiva e o site de compras “Submarino” (aqui, ele sai na frente do Kindle, que tem pouco conteúdo em português). Na conexão via porta USB, o funcionamento do leitor é semelhante ao de um pendrive: basta arrastar os arquivos do PC nos formatos ePub, PDF, HTMLe TXT para o Alfa.

A tela de e-ink (papel eletrônico) de seis polegadas é bem confortável para leitura, mesmo para publicações mais longas. Uma das principais vantagens do material é não cansar a vista do usuário, pois o equipamento não emite tanta luz nos olhos como as telas coloridas de tablets. Sem contar que, mesmo em um local iluminado, a tela não reflete a luz ambiente.

O leitor possui ainda uma espécie de acelerômetro, que muda a posição do texto conforme a posição do equipamento e contém seis ajustes de tamanhos de letras. Junto com ele vem instalado uma versão do dicionário Aurélio (apenas português) que, após um toque sobre a palavra, exibe o significado dela.

Durante a leitura, caso o usuário queira acessar as opções que o Alfa proporciona, como dicionário ou adicionar notas, terá um pouco de dificuldade. Na interface de menu há apenas ícones. Não há uma identificação com ícone e nome da função que será executada ao pressionar a opção. Nesse caso, o usuário tem de ficar selecionando as opções para verificar como acionar o dicionário ou fazer uma marcação.

O usuário que adquiri-lo não deve esperar um grande desempenho de processamento ou rapidez ao executar comandos no Alfa --  o equipamento é apenas uma interface para ler livros. Com o diferencial que ele permite efetuar pesquisas na publicação, consultar o significado de palavras e acessar a internet (para fazer pesquisas no Google e na Wikipédia, por exemplo).

Positivo Alfa
Preço
:R$ 799.
Site oficial: Positivo Alfa.
Pontos positivos: É leve, vem com dicionário e tela oferece muito conforto para leitura.
Pontos negativos: É um pouco lento; interface de opções sem identificação.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host