Topo

Após jejum de mais de um ano, Microsoft deve lançar celulares tops de linha

Foto do Lumia 950 vazam antes de lançamento - Reprodução
Foto do Lumia 950 vazam antes de lançamento Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/10/2015 06h00

Após 18 meses sem lançar smartphones top de linha, a Microsoft deve encerrar o jejum nesta terça-feira (6). No evento, que está programado para começar às 11h (horário de Brasília), a empresa  deve apresentar os celulares Lumia 950 e Lumia 950 XL, além do tablet Windows Surface Pro 4.

No último ano, a gigante --que comprou a linha de smartphones da Nokia, em 2013-- trouxe ao mercado internacional e nacional diversos dispositivos intermediários e básicos. O Nokia Lumia 930, no entanto, foi o último top de linha da empresa. O aparelho foi anunciado em abril de 2014, na conferência para desenvolvedores da marca. Neste período, as concorrentes Apple e Samsung chegaram a lançar cada quatro dispositivos do tipo.

O Lumia 950 XL deverá apresentar uma tela Quad HD de 5,7 polegadas, processador Snapdragon 810 octa-core, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento, câmera traseira de 20 MP, câmera frontal de 5 MP e acabamento metálico. Já a versão 950 deve se diferenciar pelo tamanho (5,2 polegadas) e pelo processador (Snapdragon 808 octa-core).

Ou seja, os novos dispositivos da Microsoft --com melhores câmeras, tela mais nítida e sistema mais potente-- devem vir para competir em pé de igualdade com os Samsung Galaxy 6 Edge Plus e o iPhone 6S, que custam por até R$ 3.299 e R$ 4.699, respectivamente.

Veja abaixo alguns dos diferenciais dos novos aparelhos top de linha da Microsoft: 

5 possíveis novidades dos Lumia 950 e Lumia 950 XL

  • Divulgação

    1. Windows 10 Mobile

    Os lançamentos deverão ser os primeiros smartphones a saírem de fábrica com o Windows 10 Mobile. Além de uma interface redesenhada e maior flexibilidade na personalização, a versão para celulares do novo sistema operacional da Microsoft deve apresentar alterações nos aplicativos Office, incluir o navegador Microsoft Edge, bem como permitir a sincronização entre dispositivos com Windows 10.

  • Reprodução/Twitter

    2. Bateria removível

    Na contramão das concorrentes --Apple e Samsung--, a Microsoft deve continuar a apostar nas baterias removível de 3.000 mAh (Lumia 950) e 3.340 mAh (Lumia 950 XL). Os rumores foram levantados após a publicação de uma suposta foto da versão maior do lançamento.

  • Divulgação

    3. Scanner de íris

    A expectativa é que os novos aparelhos contem com um escâner ocular capaz de rastrear a identidade do usuário e evitar o acesso de intrusos. A função tende a ser integrada ao Windows Hello, que funciona como um agregador de sensores e mecanismos de desbloqueios biométricos.

  • Divulgação

    4. Transformação em PC

    Outro recurso do Windows 10 Mobile que deve beneficiar os Lumia 950 e Lumia 950 XL é o chamado "Continuum", que dará aos usuários a capacidade de transformar seus smartphones em PCs. A funcionalidade permitirá que teclados, mouses e monitores sejam acoplados ao telefone.

  • Reprodução

    5. Caneta digital

    Rumores sugerem que o Lumia 950 XL conte com o suporte de uma caneta inteligente para que possa competir com o Samsung Galaxy Note 5 e com o iPhone 6S Plus.