Copiar conteúdo (sem o crédito) é prática comum no universo da tecnologia; veja dez casos


Garantir os direitos autorais de algum conteúdo não é tarefa fácil. Principalmente se a obra tiver um viés de humor e acabar se espalhando pelas redes sociais. Até mesmo colocar uma assinatura não é garantia de proteção, já que ela pode ser retirada facilmente utilizando editores de imagem. Veja dez casos (alguns escandalosos) de cópias no mundo da tecnologia.

Facebook

A rede social em si não copiou ninguém (aparentemente). O problema é o que os usuários estão fazendo nela. Com o aumento no número de páginas de humor, está quase impossível saber quem são os autores das piadas. Logo que alguém solta uma anedota boa, os outros começam a copiar. Às vezes mudam o formato, a cor e os detalhes, mas o trocadilho é sempre o mesmo.

Gina Indelicada

Com mais de 2 milhões de "curtir" no Facebook, a página "Gina Indelicada" ganhou notoriedade (inclusive na imprensa brasileira) pelo humor ácido e até então supostamente original. Porém, alguns usuários da web começaram a acusar o personagem de plagiar piadas que circularam na internet, usando indevidamente (e sem crédito) posts de outras pessoas no Twitter e Facebook. A página que acusa a Gina Indelicada no Facebook levava o nome de "Gina, Kibadora Indelicada".

Leia mais

Salvo Sim

O blog Salvo é outro caso de "copiação" descarada. O design do blog é idêntico ao da página, também de humor, Não Salvo. As cores e o desenho principal são os mesmos, sofrendo apenas algumas modificações. De acordo com o pessoal do Salvo Sim, a cópia é vista por eles como uma sátira do original, sem rivalidade. Com disputa ou não por audiência, a verdade é que que foi uma tremenda de uma cópia.

Blogs de humor

Do mesmo jeito que acontece com os usuários do Facebook, os blogs de humor também são muito bons em copiar conteúdo humorístico. É comum ver a mesma imagem e piada em três, quatro, cinco, seis.. blogs diferentes. Tudo sem dar o crédito. Essa prática é tão comum nessa "comunidade digital", que os internautas criaram o termo "kibada" para definir esse "hábito"

9GAG

O 9GAG é um site de humor criado em Hong Kong, China. Ao contrário dos outros casos dessa lista, ele (geralmente) não costuma copiar os outros sites de humor. Ele é, com frequência, copiado. Muitos sites brasileiros pegam o conteúdo produzido pela página e traduzem, uma vez que as publicações são em inglês. Uma rápida viagem pela web brasileira e provavelmente você encontrará algo feito por eles. Sem a assinatura, claro.

Samsung

A fabricante de eletrônicos Samsung é uma das principais desenvolvedoras de smartphones do mundo e, inclusive, disputa a liderança mundial do mercado. No entanto, para a justiça dos Estados Unidos, ela é uma plagiadora. Isso porque em agosto desse ano o tribunal americano aplicou uma multa (volumosa) de US$ 1,05 bilhão referente a uma cópia que a empresa teria feito das patentes da Apple.

Leia mais

Latino

O rapper sul-coreano Psy é um fenômeno, capaz de angariar mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube. Uma das pessoas que percebeu aí uma oportunidade foi o cantor Latino. Famoso por fazer versões de músicas conhecidas, o cantor brasileiro criou um "cover" da música sul-coreana que estourou no YouTube. No entanto, a empresa detentora de parte dos direitos autorais da música original não autorizou a cópia, fazendo uma acusação de plágio.

Leia mais

Twitter e Facebook da China

Não é de hoje que a China "reproduz" coisas feitas no lado ocidental do mundo. Depois das marcas de carros, smartphones e outras coisas, foi a vez das redes sociais. A versão chinesa do Facebook é o Renren, enquanto a criação da China equivalente do microblog Twitter é o Weibo.

Leia mais

Site "Vida de Merda"

O site de Vida de Merda (VDM) serve para os usuários, basicamente, desabafarem sobre algum acontecimento trágico (e hilário para os outros) na vida deles. A ideia é legal, mas o projeto foi copiado descaradamente do site gringo Fuck My Life (FML), que funciona exatamente da mesma forma, só que em inglês.
10º
10º

Site "Ask.fm"

O site "Ask" é uma página onde os usuários podem fazer perguntas para os outros, de forma anônima ou não. Há quem ache a ideia divertida, no entanto, ela foi criada pelo site "Formspring" (2009) e copiada pelo "Ask". Ambos podem ser chamados de "Rede social de perguntas e respostas". Além da proposta, o formato dos objetos na página também é semelhante.

UOL Cursos Online

Todos os cursos