Lista traz dez empresas chinesas de tecnologia das quais você ainda vai ouvir falar


Uma empresa chinesa chamou a atenção do mundo ao contratar o brasileiro Hugo Barra, que trabalhava há cinco anos no Google e era vice-presidente da divisão Android. A pouco conhecida Xiaomi Tech, apelidada de ''Apple chinesa'', contratou Barra como chefe de negócios internacionais. Além dela, outras empresas chinesas estão despontando na área de tecnologia. Conheça algumas delas a seguir:

Xiaomi Tech

A empresa é conhecida como a resposta chinesa à Apple. Segundo a "Reuters", o bilionário Lei Jun (foto), fundador da Xiaomi, foi quem consolidou essa imagem (ele costuma aparecer vestido com blusas pretas, jeans e tênis, assim como fazia Steve Jobs). A Xiaomi foi fundada em 2010 e, três anos depois, já vale cerca de US$ 4,7 bilhões (R$ 10 bilhões). Seu primeiro smartphone é semelhante ao iPhone 5 (mas custa a metade do preço). 

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Tencent Holdings

Atualmente a maior rede social na China, a Tencent está em diversas áreas da tecnologia, entre elas e-commerce, serviços móveis e anúncios online. A Tecent também é forte na área de games sociais na China, além de ser a criadora do WeChat, um dos aplicativos de mensagens mais usados no mundo. A companhia tem valor de mercado de US$ 87,2 bilhões (R$ 203 bilhões) e está no ranking das 50 maiores empresas asiática da revista "Forbes". 

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Baidu

Espécie de "Google chinês", o Baidu é o buscador mais popular na China: sete em cada dez buscas feitas na internet no país são dele, segundo a consultoria CNZZ. Além das buscas, o Baidu é uma plataforma para publicidade e oferece outros serviços, como o Baike (espécie de Wikipedia) e o Ting (compartilhamento de músicas). Seu valor de mercado é de cerca de US$ 47,3 bilhões (R$ 110 bilhões); ela está entre as 50 maiores da Ásia no ranking da "Forbes". 

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Alibaba Group

A empresa tem várias subsidiárias e atua na área de comércio eletrônico, pagamentos online e cloud computing. Além do site Alibaba.com, o grupo detém os varejistas online Tmall e Taobao, concorrente com grandes nomes, como Amazon e eBay. O grupo planeja fazer uma oferta pública de ações que, segundo a "Reuters", pode levantar mais de US$ 15 bilhões (R$ 35 bilhões).  

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Qingdao Haier

A Qingdao Haier fabrica eletrônicos e eletrodomésticos: tem valor de mercado de aproximadamente US$ 5,2 bilhões (R$12 bilhões) e está na lista da revista Forbes das 50 maiores empresas asiáticas. A linha de TVs da empresa de LED e LCD já está nos mercados europeu e norte-americano. Em feiras internacionais, ela já demonstrou televisores controlados pelo olhar e também por ondas cerebrais. Ela fabrica o Hai Pad, semelhante ao iPad, da Apple.

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Sina Weibo

O Sina é o criador do Weibo, plataforma similar ao Twitter e muito popular entre os chineses. Segundo a "BBC", o microblog chinês, lançado em 2011, já tem mais de 300 milhões de usuários. Em abril deste ano, segundo o "CrunchBase", a empresa recebeu investimento de um fundo privado de US$ 586 milhões (R$  1,3 bilhões). Mas, assim como o Twitter, o Sina tem enfrentado dificuldade em tornar o serviço de microblogging rentável.

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Youku Tudou

A companhia é o equivalente ao YouTube: tem por mês mais de 200 milhões de visitantes e 40 milhões de visualizações de vídeos. Fundada em 2005, a empresa foi comprada epla Youku em 2012 por US$ 1 bilhão (R$ 2,34 bilhões) e é atualmente a líder do mercado de vídeos online na China, com 32,4% de penetração entre os usuários do país, segundo a "Bloomberg".

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Hisense Electric

A fabricante de eletrônicos  Hisense tem os aparelhos de TV como produto principal. Há linhas para consumidores domésticos, como Smart TVs, e também para uso corporativo, como centrais de mídia e painéis. A empresa tem valor de mercado de cerca de US$ 2,6 bilhões (R$ 6 bilhões) e está no ranking da "Forbes" das 50 maiores empresas asiáticas. A Hisense ocupou na feira CES o lugar deixado pela Microsoft, que deixou de expor na feira em 2012.

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Qihoo 360 Technology

A empresa de software é conhecida pelos seus programas antivírus, entre eles o 360 Safeguard e o 360 Mobile Safe. Além de atuar na área de segurança da informação, a Qihoo 360 opera na área de serviços na internet, entre eles publicidade online. A taxa de penetração da companhia na China, segundo o "CrunchBase", é de oito entre cada dez usuários. No total, os produtos de segurança têm cerca de 328 milhões de usuários mensais ativos. 

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Shanda

A companhia lidera o segmento de jogos online na China, desenvolvendo, operando e publicando games no mercado do país, entre eles Aion, MapleStory, The World of Legend e Dungeons & Dragons Online. Em 2009, a companhia realizou sua primeira oferta pública de ações, levantando US$ 1 bilhão (R$ 2,34 bilhões). A subsidiária Shanda Interactive produz e-readers, além de vender livros online e oferecer armazenamento em nuvem. 

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