Top 10: lendas que surgiram e se espalharam com a internet


A internet traz muitas informações importantes para seus usuários, mas também pode espalhar conteúdos falsos, que não passam de histórias inventadas ou pegadinhas. Entre os hoaxes (ou boatos virtuais) há de tudo: de quantias milionárias pagas com moedas a gatos 'engarrafados', passando pela continuação de desenhos animados famosíssimos. Confira dez dessas lendas.

Caverna do Dragão

O famoso desenho animado dos anos 80 nunca teve seu episódio final exibido, dando margem a muitas histórias inventadas na internet. Entre elas, uma que a produtora não teria comprado o conteúdo por achá-lo muito cruel (os personagens estariam no inferno e o demônio - ora como Vingador, ora como Mestre dos Magos - impedia as crianças de descobrirem a verdade). Alguns fãs ‘bancaram’ a história, criando quadrinhos com esse último episódio e publicando o conteúdo na web.

Leia mais

Indenização

Após uma longa briga judicial entre Apple e Samsung, um tribunal condenou a sul-coreana a pagar mais de US$ 1 bilhão por violar patentes. Até aí, a história é verdadeira. A mentira que se espalhou na internet dizia que a multa foi toda paga com moedas de US$ 0,05 – para isso, a Samsung teria mandado 30 caminhões carregados para a sede da Apple, onde despejou cerca de 20 bilhões delas. Se fosse verdade, seriam necessários mais caminhões para transportar a carga.

Leia mais

Gatos bonsai

Temos aqui um clássico: os gatos bonsai, que seriam criados dentro de garrafas. Em 1999, um e-mail com essa história fantasiosa se espalhou de tal forma que muita gente acreditou na história. A mensagem dizia que, ao nascer, o gato possui ossos frágeis – por isso pode ser moldado em qualquer formato. Também seria possível jogar o felino no chão, que ele quicaria como uma bola. O FBI chegou a investigar a história, mas ao constatar que era uma farsa, deixou para lá.

Leia mais

Bolinhas com veneno

Um post repercutido no Facebook diz que ladrões estão jogando bolinhas coloridas nos quintais das casas para matar cachorros e poderem roubá-los com mais facilidade. As bolinhas contêm um veneno chamado 3rp. Na realidade, os objetos mostrados na foto não passam de munição para armas de paintball. Essas bolinhas são feitas de gelatina com um corante alimentar, portanto não fazem mal caso ingeridas.

Golpe da Nigéria

Muito popular no começo dos anos 2000, esse golpe existe até hoje. O internauta recebe um e-mail de um cidadão – geralmente africano – que se diz herdeiro de uma enorme fortuna. Depois de contar uma história da carochinha qualquer, pedia que o internauta fizesse um depósito em dinheiro em sua conta para desbloquear a herança. Em troca, o nigeriano dividiria com a pessoa sua fortuna, tão logo a tivesse em mãos. 

Leia mais

Explosão

A lenda da internet do garoto que morreu após comer Mentos e em seguida ter ingerido Coca-Cola enganou muitas pessoas. O que a combinação costuma fazer é criar uma expansão do gás na boca de quem estiver ingerindo os produtos. Pode parecer que a pessoa está espumando, mas não necessariamente morrerá. Com a popularização do boato, vários internautas fizeram experimentos colocando uma bala de menta dentro de uma garrafa do refrigerante. 

Leia mais

Demônio

Um telespectador gravou uma imagem que, segundo ele, mostrava o rosto de um demônio exibido durante o programa "Late Night with Jimmy Fallon". No Youtube, o vídeo teve mais de 1,5 milhão de acessos e virou notícia em muitos jornais impressos e online. Porém, a imagem não passa de uma montagem que o tal telespectador fez. Na verdade, o demônio fazia parte de uma propaganda de xampu anticaspa que passou durante o intervalo comercial do programa.

Leia mais

Pastora Suzane

Suzane von Richthofen, que assassinou seus pais em 2002, virou pastora e foi nomeada presidente da Comissão de Seguridade Social e Família. O fato gerou muita indignação no povo brasileiro. Na realidade, a notícia não passou de uma história criada pelo site humorístico Diário Pernambuco. O boato repercutiu na internet e obteve mais de 76 mil curtidas e mais de 50 mil compartilhamentos no Facebook.

Cacique

Uma imagem compartilhada na internet mostrava o líder indígena Raoni chorando por causa da construção da usina de Belo Monte. As lágrimas também eram por conta da expulsão de 40 mil índios da região. Sim, a foto é verdadeira. Mas não, o cacique não estava em prantos por causa da construção da usina. A imagem foi tirada de seu contexto original, que era um choro de alegria, após ter sido homenageado por seus amigos e líderes culturais em 2007.

Leia mais

10º

Swamp Boogers

Circulou pelas redes sociais a foto de uma estranha criatura com uma cara peluda e feições humanas. Alguns dizem ser uma espécie extinta de bicho, enquanto outros alegam ser um animal deformado. A verdade é que, apesar de não manipulada, a fotografia é o resultado da junção de partes de animais empalhados. A técnica se chama taxidermia e é considerada uma obra de arte nos Estados Unidos. As peças são vendidas aos turistas. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos